Título: Consultora teve várias experiências. Uma foi boa
Autor: Mariana Barbosa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2006, Economia & Negócios, p. B16

A consultora Adriana Costa já passou por situações boas e ruins de overbooking. A mais recente, há dois meses, foi péssima. "As pessoas estavam quase se estapeando no guichê", conta. Foi numa tentativa de voltar de Recife para São Paulo pela Varig. "Cheguei com uma hora de antecedência, mas a fila já estava enorme e muitas pessoas ficaram de fora", relembra a consultora. "Quando eu vi que a negociação com a empresa não andava e estavam todos brigando, fui para outra companhia." Ela se sentiu lesada. "Não me ressarciram e tive de arcar com a outra passagem, pois precisava chegar logo."

Também da Varig, porém, a consultora recebeu o melhor tratamento após um problema de overbooking ao vir do Rio de Janeiro. "Perguntaram quem poderia ceder o espaço. Essas pessoas iriam para uma sala, poderiam tomar chazinho, receberiam uma passagem para outro horário e uma extra, para viajar de novo em outra data." Como desta vez não estava com pressa, Adriana optou por sair do avião e viajar mais tarde. De quebra, voltou ao Rio com a passagem extra para passar as férias. "Quando as empresas não fazem o consumidor se sentir lesado, o overbooking deixa de ser um problema tão grande."