Título: Especialistas criticam acessórios
Autor: Marisa Folgato
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2006, Metrópole, p. C1

Engate, por exemplo, teve uso desvirtuado, para 'embelezar' carros

O uso do engate fixo e do quebra-mato continuam permitidos, até o Contran emitir uma resolução. Mas, se eles cobrirem a placa, a prática é considerada infração gravíssima, com 7 pontos na carteira e multa de R$ 176,00. "É questão de segurança. Eles agravam a situação do pedestre em caso de acidente e devem ser proibidos", defende o secretário-geral da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Alberto Francisco Sabbag. Segundo o médico, a indústria automobilística tem eliminado todas as partes metálicas no pára-choque. O Contran deve manter a autorização do engate removível.

No caso do quebra-mato, há modelos que têm verdadeiras lâminas. "É como bater numa parede cortante. O pára-choque deve ser o mais baixo possível para evitar traumas em pontos mais importantes do corpo e o capô amortece o impacto pela segunda vez." Ele ressalta que 52% das colisões são frontais e o quebra-mato piora muito a situação em caso de acidente.

Quanto ao insulfilm, o médico lembra que a visibilidade é importantíssima para o motorista. "Tudo que a diminuir é ruim. Há pessoas que absolutamente andam no escuro, têm a visibilidade alterada e ficam alheios ao ambiente."

DISTORÇÃO

O presidente da Associação de Engenharia Automotiva, Marco Saltini, diz que o engate é um equipamento necessário apenas para usar o veículo como trator. "Houve uma distorção e ele passou a ser colocado para embelezar o carro, com a sensação errônea de proteger o pára-choque traseiro. Mas ele vai representar uma redução na área de absorção de energia no caso de uma batida."

O engenheiro admite o uso de engate, mas apenas no modelo removível ou escamoteável, que não ultrapasse o volume do veículo. Também seria possível manter o quebra-mato, mas um modelo não agressivo ou cortante e apenas nos veículos que realmente precisam.

Segundo o vendedor especializado Washington Cardoso de Araújo, existem no mercado muitos acessórios de baixa qualidade, que até comprometem a segurança do veículo. "Além do engate, as empresas já estão oferecendo um protetor tubular traseiro, que acompanha o tamanho do pára-choque, sem ficar saliente. Essa é uma forte tendência do mercado."