Título: Em busca da agência ideal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2006, Economia & Negócios, p. B12

Publicitários ajudam empresas no processo de escolha

Uma grande empresa está à procura de uma grande agência. Decide procurar aqueles publicitários mais conhecidos, mais destacados. Mas será que esta grande agência e este publicitário estão preparados para oferecer o serviço que o cliente espera? Será que conhecem o seu mercado e a sua realidade, estão acostumados a atuar com o orçamento dessa empresa?

É para responder a essas dúvidas, que afligem desde pequenas até as grandes empresas, que respeitados homens de comunicação se juntaram para criar a SPGA ¿ Sales, Periscinoto, Guerreiro, Fontoura & Associados. Mais que selecionar agências, esses profissionais querem auxiliar executivos em tomadas de decisão e a administrar conflitos ¿ as crises que podem afetar a imagem de um executivo ou de uma empresa.

Ex-diretor de Marketing da Ford e ex-presidente da Leo, Burnet, Sérgio Guerreiro diz que a seleção de agências é crucial para que o investimento publicitário retorne em resultado para as empresas. ¿É uma prática comum no exterior, que estamos implantando aqui e que também ajuda as agências, evitando que gastem fortunas na montagem de um circo de apresentações, sem necessidade.¿

Guerreiro cita como exemplo a concorrência para a escolha de agência pela Brasil Telecom, que foi assessorada pela SPGA. ¿Pedimos apenas a apresentação da idéia, limitando o número de peças e substituindo filmes prontos por storyboards (o filme desenhado). O que vale na escolha é a idéia. E reduzimos o número de agências participantes a oito, optando pelas que melhor se encaixavam no perfil desejado pelo cliente.¿ No final, a Brasil Telecom ficou com duas agências, a Leo, Burnett e a Neogama BBH. ¿Esse tipo de processo traz transparência ao negócio da propaganda¿, diz Alex Periscinoto, o homem que fundou a Almap ao lado de Caio de Alcântara Machado e é uma lenda viva do mercado publicitário brasileiro.

A equipe da SPGA, que conta ainda com Luiz Marcelo Sales e Walter Fontoura, está se colocando no mercado como auditora de estratégias de comunicação e oferecendo serviços para empresas em momentos de crise. ¿A comunicação é a chave do mundo dos negócios e pode tanto trazer lucros quanto prejuízos às empresas. É aí que entramos, analisando como evitar os prejuízos e como garantir resultados positivos¿, diz Sales.

¿Muitas agências não entendem o que fazemos até que mostramos que, nos Estados Unidos, 70% dos anunciantes já usam serviços de consultores especializados em `agency search¿ para selecionar novas agências¿, diz Guerreiro. Periscinoto diz que a adequação da agência ao cliente é fundamental para o relacionamento, que eles também se dispõem a intermediar, procurando mapear as estratégias das empresas. ¿E que ninguém duvide, esse tipo de serviço tende a crescer no País¿, prevê Periscinoto.