Título: Saddam desconfiava do próprio Exército
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2006, Internacional, p. A11

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein estava mais preocupado com a ameaça interna a seu regime que com o avanço das tropas americanas em 2003, o que levou a uma péssima administração do Exército, informou ontem o jornal The New York Times.

Segundo o jornal, que cita fonte do Exército americano, Saddam impediu a comunicação entre as várias forças de segurança do país. Por isso, só um setor da defesa conseguiu enfrentar com êxito os invasores.

Documento citado pelo jornal diz que o ex-presidente iraquiano desconfiava de seu alto comando militar e de seus soldados, tomava decisões cruciais sozinho e só pedia conselho aos filhos. O ditador ocultava informações a tal ponto que só confessou não ter armas de destruição em massa às principais autoridades militares do país três meses antes da invasão americana.

O julgamento de Saddam Hussein e de seus sete colaboradores será retomado hoje, segundo decidiu ontem o presidente do tribunal especial, o curdo Rauf Abderrahman. Todos poderão ser condenados a morte se forem declarados culpados do assassinato de 148 iraquianos em 1982.