Título: STF faz homenagem a ex-integrantes da ABL
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2006, Nacional, p. A6

Mas nega que queira retomar uma cadeira na entidade

Corte muito apegada a tradições, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza hoje em Brasília uma inusitada homenagem a dez de seus integrantes que no passado tiveram assento na prestigiosa Academia Brasileira de Letras (ABL). O tribunal nega que a sessão solene tenha o objetivo de ajudá-lo a voltar a ter uma cadeira na ABL, mas a realização do evento provocou surpresa até entre os ministros do Supremo.

O orador da sessão será o ministro do STF Eros Grau, que nos bastidores da corte é tido como provável candidato a uma futura vaga na ABL. Grau tem uma série de livros publicados sobre direito. Na cerimônia solene também estará o ex-ministro Célio Borja, tido como favorito para ser eleito para a ABL na quinta-feira no lugar do também ex-integrante do Supremo Oscar Dias Corrêa, que morreu em novembro aos 84 anos. Outro ministro apontado como futuro candidato à ABL é Carlos Ayres Britto, que é poeta e membro da Academia Sergipana de Letras.

Britto é autor dos livros de poesia Teletempo, Um lugar chamado luz, Uma quarta de farinha, A pele do ar e Varal de borboletras. Em julgamentos, ele freqüentemente cita versos e faz rimas. Isso ocorreu, por exemplo, quando o STF discutiu o direito de grávidas interromperem gestações de fetos com anencefalia. "O que se tem no ventre materno é algo. É algo que nunca chegará a alguém. O útero materno é um casulo e o feto é uma crisálida. Uma crisálida que nunca chegará a ser borboleta", disse o ministro num plenário acostumado a ouvir juridiquês e não poesia.

O STF já teve 10 dos 158 ministros de sua história na ABL. E, conforme comenta-se nos bastidores, quer garantir pelo menos mais uma vaga vitalícia na academia. No passado, além de Dias Corrêa, integraram a ABL os ex-ministros do STF Lúcio de Mendonça, Rodrigo Octavio Filho, Pedro Lessa, João Luiz Alves, Ataulfo de Paiva, Hermes Lima, Aníbal Freire, Candido Motta Filho e Evandro Lins. Os projetos, acadêmicos ou não, podem ficar mais claros. Além de Grau, falarão o presidente do STF, Nelson Jobim, o presidente da ABL, Marcos Vinícios Vilaça (que integra o Tribunal de Contas da União), e o acadêmico Alberto Venâncio Filho.