Título: 'Estamos combinando o jogo com os russos'
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Economia & Negócios, p. B15

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, disse ontem que a companhia aguarda o fim do prazo dos programas de desligamento voluntário de funcionários para avaliar se serão necessárias mais demissões para enxugamento da empresa. "Tudo está sendo negociado com os sindicatos. Na linguagem popular, estamos combinando o jogo com os russos", disse.

Ao final de uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que Bottini classificou como uma "prestação de contas" da implantação do plano de recuperação da Varig, ele informou que os desligamentos voluntários são uma das estratégias previstas no plano. Ele disse que a empresa está se reestruturando para se adaptar à sua nova realidade no mercado aéreo. Segundo dados do Departamento de Aviação Civil (DAC), a Varig teve em fevereiro 19,25% de participação do mercado, a mais baixa dos seus 79 anos de existência.

Bottini disse ainda que a empresa está ajustando suas rotas e substituindo aeronaves, dentro dos parâmetros do plano de recuperação. Atualmente, disse, a Varig tem uma frota de 73 aeronaves, sendo que 63 estão voando e os contratos de leasing dos aviões estão "plenamente renegociados". Em 2005, a empresa esteve em vias de ter aeronaves arrestadas pelas empresas americanas de leasing por causa de atrasos nos pagamentos das dívidas.