Título: 100 mil vão ficar sem benefícios em 3 de abril
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Economia & Negócios, p. B7

O Ministério da Previdência Social vai cancelar, em 3 de abril, o pagamento de cerca de 100 mil aposentadorias e pensões. Todos esses segurados não responderam à convocação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer o recadastramento na rede bancária. O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, informou ontem que a lista com os nomes de todos os segurados que terão os benefícios suspensos será divulgada na próxima semana.

Se por algum problema o segurado regular não fez o cadastramento a tempo e teve o benefício suspenso, poderá reativá-lo rapidamente, num prazo de cerca de 12 dias.

Segundo o ministro, nesse grupo de segurados suspensos podem estar desde quadrilhas de fraudadores até pessoas desinformadas. Machado explicou que esses beneficiários fazem parte dos 970 mil segurados convocados em outubro do ano passado para o censo previdenciário. Na primeira etapa, foram chamados 2,4 milhões de segurados de outubro a dezembro de 2005. A expectativa do INSS é de que cerca de 10% dos convocados não compareça, o que resultaria numa economia de R$ 1,3 bilhão por ano.