Título: São Paulo pode ter se descolado do País
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

Dados do IBGE contrastam com os resultados da indústria paulista

Os dados da indústria relativos a janeiro divulgados ontem pelo IBGE contrastam fortemente com os resultados do Indicador de Nível de Atividade (INA), referente à indústria paulista, que mostrou expansão de 1,5% em janeiro ante dezembro do ano passado. A diferença pode significar que a indústria de São Paulo, que representa 40% da produção nacional, pode ter se "descolado" do restante do País no início deste ano.

Para Silvio Sales, do IBGE, não há contradição entre o INA - divulgado na quarta-feira pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) - e os dados do instituto. Segundo ele, os dados da Fiesp e do Ciesp não incluem produção, mas uma mistura entre vendas, horas trabalhadas e nível de utilização de capacidade instalada. Além disso, se referem apenas ao Estado de São Paulo, enquanto a pesquisa do IBGE abrange todo o País.

Segundo Sales, ainda que ocorra raramente, pode ser que em janeiro a indústria paulista tenha se descolado do restante do País, mostrando desempenho bem melhor que a média.

"Essa coisa que parece disparidade reflete apenas as diferenças de metodologia entre a duas pesquisas", diz Paulo Francini, diretor de Economia da Fiesp. Segundo ele, o INA foi puxado pelo aumento das vendas reais, que cresceram 2,1% em relação a dezembro. "As indústrias produziram menos, principalmente por causa das férias coletivas de início de ano, porém aproveitaram para desovar estoques."

Francini diz não ter dúvidas de que a atividade industrial está em recuperação. "Não é a salvação da lavoura, mas o resultado de janeiro é positivo."