Título: Auxiliares só esperam anúncio de Serra
Autor: Bruno Paes Manso
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2006, Metrópole, p. C1
Enquanto o prefeito José Serra (PSDB) cumpria extensa agenda pela cidade, os gabinetes do primeiro escalão do governo eram agitados por reuniões, conversas ao telefone e muita, muita negociação política. Secretários e subprefeitos da gestão tucana devem deixar o cargo até o fim da semana para tentarem a sorte nas eleições de outubro e, com isso, a dança das cadeiras na Prefeitura será das mais animadas.
Por enquanto, a música está lenta, segue em compasso de espera pela definição do maestro Serra. Dos auxiliares mais próximos do prefeito, o único a confirmar que deixa o cargo é o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman. Será substituído, em um eventual governo Gilberto Kassab (PFL), pelo atual secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo. Feldman tentará o segundo mandato como deputado federal.
Outro que pode tomar o mesmo rumo de Feldman é José Aristodemo Pinotti, que ainda não decidiu se sai candidato a deputado pelo PFL ou se segue à frente da pasta. Na Secretaria de Participação e Parceria, Gilberto Natalini tem dito que quer voltar à Câmara Municipal. Seria substituído por outro vereador, mas ainda não se definiu o nome.
Para substituir Matarazzo em Serviços, o nome mais cotado é o do subprefeito de Pinheiros, Antônio Marsiglia Neto. Ele é engenheiro especialista em saneamento e foi gerente de obras do projeto de despoluição do Rio Tietê. O Estado não conseguiu localizá-lo ontem.
SUBPREFEITURAS
A saída de Marsiglia seria apenas uma nas subprefeituras da gestão tucana. Por enquanto, 4 dos 31 subprefeitos estão confirmados como candidatos nas eleições de outubro.
Ontem, um tucano de bom trânsito no Edifício Matarazzo confirmou que o subprefeito de Santo Amaro, Barros Munhoz, deixará o cargo para disputar as eleições. Ele foi prefeito em Itapira e deputado estadual.
Na quinta-feira, tomará posse o novo titular da Capela do Socorro, no lugar de José Augusto da Silva Ramos. Ex-parlamentar e ex-prefeito de Diadema, o tucano tentará uma cadeira na Assembléia Legislativa. O nome do substituto deve ser publicado hoje ou amanhã, pelo Diário Oficial da Cidade.
Outras duas subprefeituras já perderam seus titulares na semana passada. Estevam Galvão de Oliveira, ex-prefeito de Suzano pelo PFL, deixou a subprefeitura de Guaianases e Samuel Moreira Silva Júnior, a de São Miguel Paulista. Ambos vão tentar uma vaga de deputado estadual.