Título: Líder interino promete fixar fronteiras de Israel até 2010
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Internacional, p. A16

O primeiro-ministro interino israelense, Ehud Olmert, planeja remover várias colônias judaicas isoladas na Cisjordânia e depois delimitar as fronteiras de Israel, por volta de 2010. É a primeira vez que Olmert fixa um prazo final para esse plano, sobre o qual ele próprio e assessores vinham dando indicações.

Com essa declaração à imprensa israelense, Olmert definiu sua prioridade de governo. Seu partido, o Kadima, lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares do dia 28. A previsão é que ele permaneça no cargo, que ocupa interinamente desde que o primeiro-ministro Ariel Sharon sofreu um derrame, em janeiro.

A fronteira acompanhará o atual muro e cercas que Israel vem construindo para separar seu território e os grandes blocos de colônias judaicas erguidas na Cisjordânia das áreas habitadas por palestinos. O muro incorpora ao atual Israel terras da Cisjordânia, território que o país ocupou em 1967 e os palestinos querem para seu futuro Estado. Olmert antecipou que Israel continuará construindo em território ocupado, para ligar a colônia de Maale Adumin a Jerusalém. Essa decisão contraria o último acordo de paz, o mapa da estrada, pelo qual Israel se comprometeu a não ampliar a colonização judaica na Cisjordânia.