Título: EUA fecharão prisão de Abu Ghraib em 3 meses
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Internacional, p. A15

O Exército dos EUA fechará a polêmica prisão de Abu Ghraib, provavelmente em três meses, e transferirá seus cerca de 4.500 prisioneiros para outros presídios do Iraque, informou o porta-voz, coronel Keir-Kevin Curry.

A prisão no oeste de Bagdá, que foi um centro de tortura durante o regime de Saddam Hussein, ganhou notoriedade após a divulgação, em 2004, de fotos de soldados americanos abusando de presos iraquianos e tornou-se um símbolo da fúria árabe e muçulmana contra a ocupação americana.

"Vamos transferir as operações de Abu Ghraib para o novo Camp Cropper, assim que a construção estiver concluída", disse o porta-voz. Camp Cropper é um presídio que fica na base militar dos EUA no aeroporto de Bagdá, onde Saddam, seus cúmplices e outros importantes detidos estão sendo mantidos desde sua captura.

Os prédios de Abu Ghraib, construídos nos anos 60 por uma empresa britânica e sob controle americano desde a deposição de Saddam, em abril de 2003, serão entregues ao governo iraquiano.

Atualmente, as forças americanas mantêm 14.589 presioneiros em quatro presídios no Iraque. Cerca de 8.600 estão no Campo Bucca, no sul do país.

Abu Ghraib tornou-se o símbolo dos maus-tratos a iraquianos capturados no Iraque, tanto durante a invasão liderada pelos EUA como no combate contra a insurgência sunita. Até agora, oito soldados americanos - entre eles duas mulheres - foram condenados por seu envolvimento no escândalo de abusos e torturas em Abu Ghraib. Os EUA dizem que os abusos foram obra de "algumas maçãs estragadas" e não são um problema sistemático.