Título: Juros nos Estados Unidos devem subir para 4,75%
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2006, Economia & Negócios, p. B13

A primeira reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) presidida por Ben Bernanke começou ontem. Segundo a grande maioria dos analistas, a autoridade monetária vai anunciar hoje que os juros básicos da economia dos Estados Unidos devem subir 0,25 ponto porcentual indo para 4,75% ao ano. Mas a grande incógnita é os próximos passos do Fed.

Um operador da corretora Infinity, Lary Young, está convencido de que o fim do ajuste monetário está muito próximo e que não haverá alta das taxas na reunião de 16 de maio."O ciclo terá uma pausa abrupta. Não prevejo de forma alguma um reaquecimento da economia."

Outros especialistas prevêem que os apertos vão continuar por mais alguns meses.

Tentando antever os próximos passos do Fed, todos os olhos estarão voltados para o comunicado que será divulgado hoje, após a reunião.

"O comunicado vai ficar como está, não sei se seria preciso mudar uma única palavra", afirmou o economista Ethan Harris, do Banco Lehman Brothers.

Na última reunião presidida por Alan Greenspan, em 31 de janeiro, o Fomc afirmou que "algum ajuste adicional de política pode ser necessário", em vez de dizer que o ajuste era"provável", como foi dito em dezembro.

Um analista da empresa de consultoria Ideaglobal, Joshua Stiles, prevê que o Fed afirme que outro ajuste "poderia ser necessário".

Mas a expectativa é que, ao longo do tempo, os comunicados e declarações sobre a política monetária tornem-se mais transparentes, apresentando uma visão do Fed sobre a perspectiva para a economia e uma definição quantitativa para a estabilidade de preços.

Mas até lá as atas do Fomc, divulgadas três semanas após as reuniões e que descrevem muito mais as deliberações de política monetária, deverão dar mais pistas sobre a direção que Bernanke quer dar à política e aos comunicados. "Acho que Bernanke fará algumas mudanças. O Fed será mais e mais transparente, mas isso vai ocorrer a passos de bebê", disse o economista-chefe da Global Insight, Nariman Behravesh.

Por isso, segundo ele,"as atas das próximas reuniões deverão ser muito mais interessante".

Se os analistas estiverem certos, o aumento de hoje será o 15º desde que o Federal Reserve começou o atual ciclo de ajuste das taxas de juros, em junho de 2004, quando os indicadores estavam em 1%.