Título: Pontes se despede da gravidade
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2006, Vida&, p. A24

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, enfrenta seu último dia antes do lançamento que o levará até a Estação Espacial Internacional, amanhã à noite. Hoje, a ordem é realizar os últimos exames médicos e falar brevemente com os representantes da imprensa que estão em Baikonur, no Casaquistão. O mais importante, no entanto, será controlar a ansiedade e aproveitar os últimos momentos em gravidade - como dormir em uma cama.

Pontes parte às 23h29 (horário de Brasília) em um foguete Soyuz. Ele acompanha o comandante russo Pavel Vinogradov e o engenheiro de bordo americano Jeffrey Williams, que ficam na estação por seis meses. Retorna no dia 8 de abril com o russo Valeri Tokarev e o americano William McArthur.

O foguete será lançado da mesma plataforma de onde saiu o primeiro homem a alcançar o espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin, em 1961. Pontes representa o 36º país a enviar um representante para fora da Terra, e o primeiro da América do Sul.

Ontem, os técnicos da Roskosmos (agência espacial russa) acabaram de montar a nave, onde os três se sentam. Hoje, ela será acoplada ao nariz do foguete.

Quando chegar à estação espacial, os três vão descarregar os suprimentos para os dois tripulantes que permanecem no local e cumprir uma série de atividades de manutenção. Pontes ainda conduzirá oito experimentos brasileiros em microgravidade, selecionados entre diversos institutos de pesquisa, e entrará em contato com a Terra nos dias 5, 6 e 7 de abril.

Até chegar aqui, foram oito anos, entre seleção, treinamento e espera. A viagem na nave russa custou aos cofres públicos US$ 10 milhões, metade do que é cobrado pela Roskosmos dos turistas espaciais.

O brasileiro verá sua mulher, Francisca de Fátima Cavalcanti, e filhos hoje, em Baikonur. Será o último encontro antes da viagem. Em Bauru, no interior de São Paulo, o restante da família vive um clima de forte ansiedade.

"Estamos terrivelmente ansiosos, mas muito confiantes de que tudo correrá bem", diz a cabeleireira Rosa Maria Pontes, 53 anos. Ela, o irmão Luiz Carlos Pontes e o pai, Virgílio Pontes, se preparam para assistir ao lançamento amanhã em um telão, na companhia dos parentes e amigos. "Conversei com minha cunhada na quinta-feira e ela disse estar apavorada, mas com a mesma sensação de confiança", afirmou Rosa.

O último contato com o irmão astronauta foi anteontem, por telefone. "Ele me disse que estava tranqüilo e honrado em ser o primeiro brasileiro a viver essa situação." Segundo Rosa, o pai, Virgílio, de 89 anos, "está sentindo orgulho do filho, que lutou muito nos últimos anos e agora está realizando um sonho". Virgílio sofreu um enfarte em 31 de dezembro e verá o lançamento em companhia do médico da família.