Título: Para SBPC, falta ciência no debate sobre biodiversidade
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2006, Vida&, p. A22

Está faltando ciência na COP 8. Essa é a avaliação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti. Segundo ele, não é possível planejar a conservação e o uso sustentável dos recursos biológicos sem antes investir no conhecimento básico desses recursos. Ou seja, na pesquisa da biodiversidade.

"Sinto aqui uma falta escandalosa de integração entre preocupações conservacionistas e científicas", disse Candotti. "Há uma grande ênfase na repartição de benefícios pelo uso dos conhecimentos tradicionais, mas não na geração de novos conhecimentos."

Essa tem sido uma reclamação constante de cientistas que participam do evento em Curitiba: de que, para proteger, é preciso, primeiro, saber exatamente o que se está protegendo. Estudos indicam que a maioria da biodiversidade do planeta continua desconhecida. "Sem conhecimento não há conservação, muito menos sustentabilidade", disse. "O conhecimento tradicional só será valorizado na medida em que o novo conhecimento avançar na proporção."

Candotti cobrou uma participação mais ativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na conferência, que está sendo coordenada pelas pastas de Meio Ambiente e Relações Exteriores. O ministro Sergio Rezende, do MCT, não compareceu ao evento.