Título: Comitiva fica deslumbrada com luxo da realeza
Autor: Tânia Monteiro, João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Nacional, p. A8

Lula agradeceu até ao porteiro gentilezas recebidas e chegou a ser indelicado com outros países

O deslumbramento do presidente Lula e sua comitiva com o luxo e o glamour da realeza pôde ser observado nos reiterados agradecimentos dele ao governo britânico, que foram da rainha Elizabeth II, passaram pelo primeiro-ministro Tony Blair e chegaram aos porteiros e motorista do luxuoso carro Bentley que, no capô, trazia uma bandeira do Brasil e um brasão real. Ao encerrar o terceiro dia da visita de Estado ao Reino Unido, que incluiu hospedagem no Palácio de Buckingham e passeio de carruagem, Lula foi tão gentil com os britânicos que acabou sendo deselegante com os demais países que o receberam em visitas oficiais.

"Serei eternamente grato pelo carinho que minha mulher Marisa e eu e a minha delegação recebemos nestes três dias que estamos aqui. Não sei se terá um lugar no mundo em que eu serei melhor tratado do que fui aqui. Se tiver, preciso conhecer logo porque saio daqui com a melhor impressão", disse Lula, ao comentar que foi criado um "novo patamar de relações", embora nenhum grande acordo tenha sido assinado.

E prosseguiu nos elogios: "Hoje, quando entrar no avião e me dirigir a Pernambuco, volto com a sensação de missão cumprida de um homem que está gratificado com o carinho de todas as autoridades, d a rainha ao primeiro-ministro, dos empresários do setor industrial aos empresários do setor financeiro, do porteiro do palácio ao motorista. Todos foram de uma gentileza tão extraordinária que eu não sei se um dia nós poderemos ser tão gentis ao retribuir para eles a gentileza que eles tiveram conosco."

Dos sete ministros que acompanhavam Lula, apenas o da Cultura, Gilberto Gil, não ficou em Buckingham. Mas isso não diminuiu o seu encantamento. Ontem, antes de começar a coletiva na residência oficial de Blair, Gil, descontraído, sapateava. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan - que tirou fotos com a rainha e Lula e fez questão de mostrá-las à soberana -, e o da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, ficaram impressionados com o tamanho do palácio. Resende contou, por exemplo, que os quartos não têm chave e que um camareiro escocês ficava postado em sua porta para atendê-lo e acompanhá-lo. "Quando cheguei minha mala havia sido desfeita e tudo estava nas gavetas", disse ele, ressaltando que havia ido ao palácio "várias vezes, mas do lado de fora, como todos os turistas". Anteontem, no entanto, ele assistiu à troca da guarda pelo lado de dentro de Buckingham, da janela da sua suíte. A ministra da Secretaria de Promoção Racial, Matilde Ribeiro, também adorou o que viu. "Foi uma experiência inesquecível."

Em um dos encontros do terceiro e último dia de visita de Lula a Londres, um fato chamou a atenção dos empresários. O café da manhã com diretores executivos de empresas não tinha café nem nada para comer, conforme revelou um dos presentes.

Na coletiva que concedeu em Downing Street, Lula evitou questões internas polêmicas, como o Congresso livrando parlamentares de cassação, anúncio de candidatura à reeleição, verticalização, problemas no crescimento da indústria ou a polêmica causada pelo comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, que atrasou um vôo da TAM para poder embarcar. Lula estava apressado porque Blair o esperava para se despedir na saída de sua residência.