Título: Comandante diz que não pretende deixar o cargo
Autor: Gabriel Manzano Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2006, Nacional, p. A7

Militar afirma que não deu 'carteiraço' nem abusou de sua posição para embarcar

O general Francisco Albuquerque disse ontem, no Chile, que não vai pedir para deixar o cargo por causa do episódio envolvendo o vôo da TAM. Ele afirmou ao Estado que não costuma fugir de situações adversas. "Fui formado para enfrentá-las", disse.

Albuquerque já havia admitido que, ao reclamar por não ter embarcado, se apresentou como comandante do Exército. Ontem, ele disse que nem foi fardado ao aeroporto para não causar constrangimentos.

No Chile, onde participou da Reunião de Comandantes de Exército dos Países do Mercosul e Membros Associados, Albuquerque concedeu entrevista com os trechos a seguir:

RELATO

Eu estava em Itu (SP), onde passei o carnaval com minha mulher, e deveria voltar a Brasília na Quarta-Feira de Cinzas para uma reunião inadiável. Meus assessores confirmaram nosso lugar no avião com 12 dias de antecipação. Tenho os comprovantes. Portanto, eu tinha o meu lugarzinho ali reservado. No dia 1º, meu assessor chegou a Viracopos com uma hora e quinze minutos de antecedência e entrou na fila para fazer meu check-in. Quando chegou sua vez, ainda faltavam 56 minutos para o vôo sair. Nossas bagagens chegaram a ser despachadas e etiquetadas. Mas uma funcionária da companhia aérea voltou e disse que o vôo já estava completo.

Nesse momento, eu já havia chegado ao aeroporto. Fomos ao guichê de outra companhia, mas seu avião estava também completo. A alternativa proposta pela companhia seria ir para o Aeroporto de Guarulhos ou embarcar no dia seguinte. Disse que não poderia perder minha reunião - na qual fiquei preso até as 21 horas daquele dia - e falei aos responsáveis pelo aeroporto que gostaria que eles encontrassem uma solução.

Pouco depois, a companhia me informou que havia dois lugares disponíveis. Só quando entrei no avião soube que haviam feito a aeronave retornar e tinham oferecido benefícios para que duas pessoas cedessem seus lugares para nós. Outros passageiros reclamaram.

No meio do avião, pedi desculpas pelo transtorno causado. Mas não sou o culpado por esse episódio. Como cidadão, fui prejudicado pelo overbooking.

AUTORITARISMO

Fiquei muito triste com esse incidente. Meu perfil não é autoritário. Procuro exercer a liderança na base da conquista dos corações e das mentes.

Há um livro muito interessante, O Monge e o Executivo, de O. James C. Hunter, cuja leitura eu recomendo porque contribui muito para o aprimoramento do espírito de liderança. Ele diz que o líder existe para servir. Acredito nisso.

CARTEIRAÇO

Eu não dei nenhum carteiraço nem abusei da minha posição. Quem conhece a minha história de vida sabe que não sou adepto de atitudes autoritárias nem de privilégios nem do uso de minhas atribuições para conseguir vantagens.

DEMISSÃO

Não vou me aposentar. Ficar zangado e jogar o boné não é o meu estilo. Eu não fujo de situações adversas. Fui formado para enfrentá-las.