Título: Consumidor paga o menor juro em 5 anos
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Economia & Negócios, p. B6

Taxa caiu de 7,58% em janeiro para 7,54% em fevereiro

Os juros cobrados do consumidor em fevereiro tiveram queda pelo terceiro mês consecutivo e atingiram o menor nível desde março de 2001. Segundo pesquisa feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média mensal para pessoa física recuou de 7,58%, em janeiro, para 7,54%, no mês passado. Os juros médios cobrados dos consumidores pessoa jurídica ficaram estáveis, com pequeno recuo, de 4,43% para 4,42% ao mês.

Na avaliação do vice-presidente da instituição, Miguel José Ribeiro de Oliveira, apesar de pequeno, o corte nos dois primeiros meses deste ano foi considerado positivo. Além da forte demanda por crédito para pagar impostos (IPVA e IPTU), despesas escolares e compras de Natal, a inadimplência - que cresceu 0,2 ponto porcentual no ano - é maior nessa época do ano e influencia na decisão de redução das taxas.

Essa é uma das justificativas dos bancos para explicar a política de corte a conta-gotas dos juros, a exemplo do que tem feito o Banco Central (BC). Oliveira destaca que nem toda redução da taxa Selic foi repassada na sua totalidade para as taxas de operações de crédito.

De acordo com a pesquisa da Anefac, cinco das seis linhas oferecidas ao consumidor pessoa física registraram queda em fevereiro (ver quadro). Os maiores cortes foram verificados no CDC - Bancos, cuja taxa caiu de 3,4% para 3,42%, e empréstimo pessoal das financeiras, de 11,63% para 11,56% - taxa considerada extremamente alta no mercado. Por ano, o consumidor que pega um empréstimo numa financeira acaba pagando 271,62% de juros.

Na categoria pessoa jurídica, duas linhas de crédito tiveram recuo e duas apresentaram alta. As taxas de desconto de duplicatas caíram de 3,87% para 3,80% e capital de giro, de 4,23% para 4,19%. Nas modalidades desconto de cheques e conta garantida, as taxas recuaram de 3,97% para 4,02% e de 5,63% para 5,68%, respectivamente.

PROCON- SP

A pesquisa feita pela Fundação Procon-SP com dez instituições também verificou ligeira queda nas taxas. No empréstimo pessoal, as quedas foram verificadas na Caixa Econômica Federal (5,05% para 4,81% ao mês), Bradesco (5,77% para 5,71%), e HSBC (4,91% para 4,87%). Já no cheque especial, a única alteração foi percebida na Caixa, de 7,95% para 7,20%.

As duas pesquisas, da Anefac e do Procon-SP, foram feitas antes da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 7 e 8 de março. A taxa básica da economia recuou 0,75 ponto porcentual para 16,5% ao ano. Isso significa que as taxas devem continuar em queda nos próximos meses.