Título: EUA têm 3º caso de vaca louca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Economia & Negócios, p. B4
Caso surge quando país negocia vendas para o Japão
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou ontem que o teste feito em uma vaca no Alabama deu positivo para o mal da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina), o terceiro caso da doença no país. Mas o veterinário-chefe do departamento, John Clifford, garantiu que nenhuma parte do animal foi consumida por humanos.
A vaca, que já estava sem condições de andar, foi sacrificada e enterrada na própria fazenda. Um veterinário da região enviou partes do cérebro para ser analisadas. O departamento planeja fazer testes em outros animais do mesmo rebanho.
Não se sabe ao certo a idade do animal, mas análises dentárias mostraram que a vaca tem mais de 10 anos. "Isso indica que ela nasceu antes da proibição de material bovino em ração animal, feita em 1997", disse Clifford. "Estamos conduzindo testes para descobrir a origem desse animal, que estava na fazenda do Alabama há menos de um ano." O veterinário informou também que o departamento vai trabalhar para localizar outros animais que nasceram no mesmo rebanho.
Clifford destacou que a experiência ao redor do mundo mostrou que é raro achar a doença da vaca louca em mais de um animal do mesmo rebanho, mas que "todos os animais que possam ser suspeitos serão analisados".
Em junho de 2005, um caso de vaca louca já tinha sido detectado no Texas e em dezembro de 2003, descobriu-se no Estado de Washington que um animal importado do Canadá também estava infectado.
A confirmação da doença, que pode contaminar os seres humanos que se alimentarem da carne contaminada, ocorre no momento em que os Estados Unidos negociam com o Japão novos contratos para exportação de carne.
"Não posso dizer se esse resultado terá impacto nas negociações", declarou Clifford. Mas ele completou: "Nosso produto é seguro, temos um grande número de medidas internas de controle. E os próprios japoneses já tiveram mais de 20 casos de vaca louca".
A doença foi descoberta em 1986 na Grã-Bretanha em animais que tinham sido alimentados com ração feita a partir de carcaça de ovelhas. Desde então, mais de 160 pessoas já morreram, a maioria na Europa.