Título: Amorim busca apoio da chanceler alemã
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

Ministro pediu participação mais ativa de Merkel para destravar Doha

Com recomendação expressa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve ontem na capital alemã e conversou com a chanceler Angela Merkel sobre o avanço da Rodada Doha e a participação mais ativa dos líderes dos países envolvidos, tanto na União Européia como na América Latina, nas negociações.

Para Amorim, o balanço da reunião de quase meia hora foi positivo. "A chanceler alemã mostrou disposição para um envolvimento pessoal, desde que haja esclarecimento dos elementos políticos que estarão em discussão", disse ontem o ministro, em coletiva na embaixada brasileira em Berlim.

Amorim também salientou o reconhecimento da posição unificada de Brasil, Reino Unido e Alemanha sobre o sentido da Rodada. "Para os líderes dos três países, está claro que a rodada não é apenas para ganhos individuais para este ou aquele produto, não é também só para o desenvolvimento dos países pobres em geral, mas tem muito a ver com a paz, a segurança e a governança do mundo", ressaltou Amorim.

Antes de voltar ao Brasil, o ministro teria um outro encontro, agora com o vice-ministro da Economia da Alemanha, Bernd Pfaffenbach.

"Um aspecto importante da iniciativa que o presidente Lula tem tomado, agora também ao lado do primeiro-ministro Tony Blair, é a necessidade do encontro dos líderes políticos das principais potências econômicas mundiais para tratar do assunto", declarou Amorim.

O ministro afirmou ainda esperar que a Alemanha, como potência econômica e como maior exportador mundial, seja uma grande aliada dos governos brasileiro e inglês nas negociações.

"Pelo que a chanceler Merkel me revelou, o problema da rodada tem muito a ver com a ordem mundial, com a governança mundial, e não apenas com a questão econômica."