Título: Bancos centrais do Brasil e da Rússia vão trocar informações
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Economia & Negócios, p. B3

O Brasil fechou um acordo com o governo russo para a troca de informações entre os bancos centrais e poderá, nos próximos meses, estabelecer entendimentos entre bancos para a exportação da tecnologia e da gerência do sistema bancário. Brasília concluiu a negociação do acordo neste fim de semana e o entendimento será oficialmente assinado em Moscou, em maio.

"O acordo envolve a troca de informações sobre diversas áreas, desde política monetária, como supervisão e normatização bancária", informou Henrique Meirelles, presidente do BC. "Vamos fazer com que a experiência no Brasil possa ser transferida aos russos".

Para Meirelles, a experiência russa também pode ser útil ao Brasil: "A Rússia passou por um sistema de privatização rápido, mas ainda conta com um mercado financeiro com várias empresas estatais. É, portanto, um sistema em expansão e que pode oferecer oportunidades".

A idéia é também a de aproximar os bancos privados e públicos dos dois países. O presidente do Banco Central acredita que o próximo passo seja a negociação para a venda de softwares, tecnologia e conhecimentos que possam permitir aos russos gerenciar uma rede de bancos.