Título: Confirmadas 3 mortes no Azerbaijão por H5N1
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Vida&, p. A16

Para FAO, é muito provável que vírus tenha atingido Afeganistão; Mianmar notifica 1.º caso

Mianmar, no Sudeste Asiático, notificou seu primeiro caso de gripe aviária causada pelo H5N1 entre 112 frangos de uma granja nos arredores de Mandalay. Não há registro de infecção entre humanos. O país faz fronteira com Bangladesh, China e Tailândia. No Afeganistão, governo e técnicos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disseram que o vírus H5 foi identificado em uma pequena quantidade de aves de criação. Falta agora verificar se o país foi atingido de fato pelo H5N1. A FAO já adiantou que considera alta a probabilidade.

Testes de laboratório confirmaram ontem que três pessoas morreram por causa da gripe aviária no Azerbaijão. São os primeiros casos humanos no país. O vírus H5N1, o mais letal dos 15 subtipos causadores da influenza aviária, fora localizado no mês passado em aves selvagens na costa do Mar Cáspio. Desde então, já se espalhou para o norte e, no sul, chegou perto da fronteira com o Irã.

Camarões, o quarto país africano a ser atingido pela gripe aviária, depois de Nigéria, Egito e Níger, acredita que aves silvestres propagaram a enfermidade no país. As organizações internacionais temem que o avanço da gripe aviária no continente africano cause um colapso dos sistemas de saúde, já envolvidos em uma árdua luta contra a aids e a malária. Casos suspeitos estão sendo investigados no Gabão, Etiópia, Gâmbia e Serra Leoa.

DESMENTIDO

Aliviada, a Alemanha anunciou ontem que exames descartaram a hipótese de infecção pelo H5N1 entre patos de uma granja no sul do país, em Lichtenfels, a 80 quilômetros da fronteira com a República Checa. Até agora, a epidemia dizimou quase 200 aves selvagens, três gatos e uma marta.