Título: Sem-terra invadem fazenda de eucaliptos da Suzano Papel e Celulose
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Nacional, p. A14

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram, domingo, a Fazenda Santa Rita, em Itapetininga, a 160 km de São Paulo. A área pertence à Companhia Suzano de Papel e Celulose e seus 12,8 mil hectares estão cultivados com eucaliptos.

Segundo o administrador Luis Ronique, os sem-terra arrebentaram os portões e cortaram cercas para invadir a propriedade. Quando já estavam no interior da fazenda, derrubaram dezenas de eucaliptos para usar a madeira na produção de barracos. A fazenda abastece as unidades de papel e celulose da Suzano. Lideranças do movimento alegaram que a ocupação tem como objetivo pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para desapropriar fazendas que já foram vistoriadas na região. A propriedade da Suzano é qualificada como "latifúndio improdutivo" pelo MST, pois não produz alimentos.

"Eucalipto não mata a fome de ninguém", disse o líder Adaílton Silva. A área, no entanto, é tida como produtiva pelo Incra. O administrador registrou a invasão e os danos no 2º Distrito Policial de Itapetininga. Advogados da empresa entrariam ainda ontem com pedido de reintegração de posse.

SEM CRIANÇAS

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Guacy Sibille Leite, determinou ontem que cerca de 50 menores de 12 anos, filhos de sem-terra que ocuparam a Fazenda Santa Maria, em Ribeirão Preto, no sábado, sejam retiradas do local e abrigadas pela Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social.

A ordem foi dada devido à falta de moradia e higiene e deve ser cumprida assim que ocorrer a notificação judicial. O juiz da 7ª Vara Cível, Thomaz Carvalhaes Ferreira, ainda não analisou o pedido de liminar para a reintegração de posse da área pedido pelo arrendatário, Paulo Maximiano Junqueira Neto.

Cerca de 300 pessoas ocuparam um canavial na manhã do último sábado, alegando que o local está penhorado pelo Banco do Brasil.