Título: Alerta contra novas investidas
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Nacional, p. A14

Produtores do RS reorganizam sistema de vigilância

As recentes invasões de um laboratório da Aracruz Celulose e da Fazenda Coqueiros deixaram o Rio Grande do Sul em estado de alerta contra novas ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os produtores rurais da região Sul reorganizaram ontem o sistema de vigilância à movimentação nos acessos aos assentamentos de Hulha Negra e Aceguá, para ter como acionar a polícia antes de alguma tentativa de invasão.

Ao mesmo tempo, a Brigada Militar levou 300 soldados a Não-Me-Toque, no interior do Estado, para proteger a Expodireto - feira voltada para negócios rurais - de qualquer manifestação do MST ou outras organizações. Em Guaíba, na área metropolitana de Porto Alegre, cerca de mil pessoas fizeram passeata de apoio à Aracruz, que tem indústria na cidade.

O mecanismo acionado em Bagé e municípios vizinhos não é novo. Os produtores rurais recorrem a ele sempre que percebem maior circulação de pessoas ou veículos no rumo dos assentamentos. Estão montados oito pontos de observação fixos dentro de propriedades rurais.

Desde a depredação do laboratório da Aracruz em Barra do Ribeiro, no dia 8, cresceu a suspeita de que o próximo alvo seja a Fazenda Aroeira, do Grupo Votorantim, que também faz pesquisa sobre eucaliptos.