Título: Conselho vota caso João Paulo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2006, Nacional, p. A8

Parecer pela cassação de petista deve ser aprovado

O Conselho de Ética da Câmara deverá aprovar hoje o pedido de cassação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, acusado de envolvimento no esquema de mensalão. A votação foi suspensa na terça-feira da semana passada, por sugestão do próprio João Paulo, depois do impacto da apresentação das conclusões do relator, Cezar Schirmer (PMDB-RS), que pediu a cassação do petista em um relatório considerado contundente pelos conselheiros.

Na reunião de hoje, caberá à deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), aliada de João Paulo, apresentar as contestações ao parecer de Schirmer. Ela elaborou um voto por escrito contra a cassação. A deputada adiantou na semana passada que um dos pontos que abordará em seu parecer é o fato de o relator ter usado um documento do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou irregularidades na contratação da SMPB Publicidade, que pertencia ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Ângela argumenta que o relatório do TCU ainda não é conclusivo e que, portanto, não poderia estar no relatório de Schirmer.

O contrato foi assinado pela Câmara dos Deputados, enquanto era presidida por João Paulo, dias depois de a mulher do petista, Márcia Regina Cunha, ter sacado R$ 50 mil da conta da SMPB no Banco Rural em Brasília. João Paulo passou o dia de ontem reunido com seus assessores elaborando a defesa que fará na sessão de hoje. O petista será o último a falar no processo antes de iniciar a votação. O conselho tem 15 titulares, mas o presidente do colegiado, Ricardo Izar (PTB-SP), só vota em caso de empate.