Título: PT de Ribeirão quer que ele concorra à Câmara
Autor: Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A4

O presidente do PT de Ribeirão Preto, vereador Jorge Parada, disse ontem que o partido pretende lançar a candidatura do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci a deputado federal e decidiu consultá-lo formalmente sobre essa possibilidade.

"O partido ainda não tem candidato a federal definido (em Ribeirão) e o Palocci seria um deputado praticamente eleito", avalia Parada. Para o dirigente petista, o ex-ministro também puxaria outros nomes na bancada.

A intenção foi revelada após a divulgação de uma nota oficial em que o diretório municipal se solidariza com o ex-ministro da Fazenda, "no momento em que não somente sua vida pública, mas também sua honra pessoal são atacadas".

De acordo com a nota, a ofensiva da oposição, além de atingir a honra pessoal do ex-prefeito de Ribeirão, tem como objetivo, "desestabilizar o governo democrático e popular" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Essa ofensiva (da oposição)", prossegue o texto, "busca destruir a história de luta pelo povo brasileiro de Palocci".

A nota alerta para os ataques desferidos "pelas forças conservadoras representadas na oposição tucana-pefelista" e reafirma o apoio do diretório petista às "conquistas econômicas, políticas e sociais" do governo. Depois lista o que considera os principais avanços do governo Lula: "A retomada de nossas exportações, a estabilidade da inflação combinada com a retomada do crescimento econômico, o aumento dos empregos formais, a transferência de renda por meio do programa Bolsa Família, a criação do ProUni e as expansões das universidades federais, entre outras."

A nota conclui: "Continuamos, portanto, na linha de frente de defesa do governo federal, liderada por nosso partido, e sublinhamos nossa solidariedade ao companheiro Palocci, uma das lideranças partidárias fundamentais para nossa vitória nas eleições de 2002 e pelas conquistas de nosso governo, que ficam cada vez mais evidentes para a maioria da sociedade brasileira."

Palocci foi eleito duas vezes prefeito da cidade - em 1992 e 2000. Em 1996, se elegeu deputado federal.