Título: A íntegra do discurso de Palocci
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A6

"Durante três anos e 86 dias ocupei com muita honra o posto de ministro de Estado da Fazenda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, saio com a consciência tranqüila e a certeza de um dever honesta e corretamente cumprido em benefício do Brasil. Saio com a mesma humildade com que vim para o Ministério da Fazenda. Eu, um médico sanitarista da minha querida Ribeirão Preto, homem público desde os 20 anos de idade. Um brasileiro como tantos outros, filho de filhos de imigrantes pobres, mas altivos. Guardo profunda fé na democracia e no respeito às pessoas, às leis e na dedicação integral ao progresso das instituições de meu país.

"Vim para o Ministério da Fazenda com a altivez e a simplicidade dos que lutam de peito aberto, com a máxima transparência, para que o momento atual seja melhor do que o anterior, de modo que o futuro possa ser um pouco melhor do que a nossa época terá sido. Assim se fez e assim se faz a longa estrada da democracia. Assim se define a longa rota da convivência pacífica, determinação de propósitos; esses são valores que aprendi na minha vida. Esses são valores que a meus filhos procuro transmitir, mesmo diante de toda a aspereza da vida pública.

"O maior legado de minha passagem pelo Ministério da Fazenda, alguns hão de dizer, terá sido a estabilização da economia brasileira. Outros talvez vejam o aspecto da construção de bases sólidas para o crescimento econômico por décadas seguidas. Poderão apontar, ainda, que este tem sido o período em que, após décadas, um governo brasileiro conseguiu começar a reduzir o intolerável abismo social existente entre ricos e pobres.

"Eu não quero exagerar feitos nem realizações. Vejo simplesmente o fato objetivo de que hoje temos um Brasil muito melhor do que há três anos. Vejo um País melhor do que há uma ou duas décadas. Esse caminho foi construído por muitos, neste e em outros governos, por brasileiros da maior qualidade humana, política e moral.

"Vejo um País com as contas externas arrumadas como nunca. Vejo números excepcionais do balanço de pagamentos. Constato que a principal fonte de instabilidades do Brasil desde, pelo menos, o último pós-guerra foi controlada a ponto de, se não estiver definitivamente superada, ter-se tornado quase residual. Afinal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao qual tive a honra de servir, conseguiu tirar o Brasil da unidade de terapia intensiva do Fundo Monetário Internacional. Conseguiu reduzir a dívida externa do País de US$ 230 bilhões, no começo de 2003, para cerca de US$ 180 bilhões hoje. Conseguiu colher números nunca antes alcançados no comércio exterior, tanto nos fluxos de mercadorias como nos superávits comerciais.

"Vemos um País com metas de inflação projetadas e efetivamente alcançadas e com expectativas de inflação para o futuro dentro das metas estabelecidas pelo governo. Isso traz resultados positivos, sobretudo, para as pessoas mais pobres. Não vemos turbulências, remarcações de preços todos os dias. Não vemos os salários corroídos a cada dia. Ao contrário, vemos uma recuperação inédita no poder de compra dos salários frente à cesta básica, vemos a retomada de renda das famílias, vemos o salário mínimo no ponto mais alto das últimas mais de duas décadas.

"Estas são realizações das quais posso me orgulhar de ter ajudado o presidente Lula a conseguir. Mas nada é mais valoroso do que a criação de cerca de 100 mil empregos formais por mês nestes últimos anos. O Brasil, com toda a certeza, está caminhando para dias melhores, para a frente e para o alto.

"Para quem enfrentou, como eu enfrentei nestes últimos meses, o círculo infernal das suspeições e dos prejulgamentos, a tentação talvez fosse a de dizer como o poeta italiano: 'Lascia dir le genti, e sigue il tuo corso' ('deixa que falem as pessoas e segue o teu caminho'). Certamente, o verso do poeta serve para um sentimento que nutro. O de não levar mágoa nem ódio no coração. Nem mesmo contra alguns que, até bem próximos de nós, aceitam palavras que não são as nossas quanto a fatos recentes que, ou são pura acusação, ou são ilações e denúncias sem substância, sem materialidade em fatos. Jamais patrocinei nestes três anos malfeitorias com os recursos públicos, nem atentei, de nenhuma forma, contra a democracia e as instituições de meu país.

"Do meu ponto de vista, o principal legado que tentei criar não foi a obra econômica em si nem os compromissos sempre mantidos da palavra empenhada, dos contratos preservados. O que mais me encheu de confiança é a certeza de ter procurado um novo caminho para a convivência serena e civilizada entre contrários. Uma nova trilha para o exercício da tolerância e da colaboração. O Brasil tem uma longa, longuíssima, tradição de oposições ferozes, de pactuações sempre recusadas. E em que pesem as nossas tradições de cidadãos cordiais, no plano social, nossas instituições políticas estão cravadas de rancores. E isso tem criado grandes dificuldades para o avanço institucional do País.

"Talvez eu tenha falhado nessa minha crença da convivência pacífica. Talvez ela seja ingênua. Talvez ela não tenha ainda lugar em nosso tempo. Mas eu, mesmo assim, prefiro ter uma visão otimista de que isso é possível num país que tem abismos sociais tão grandes a superar. Minha fé no Brasil e nas pessoas continua inabalável.

"Solicitei ontem o meu afastamento definitivo do Ministério da Fazenda. Penso que foi a melhor maneira de contribuir com o País e com o presidente Lula, frente ao quadro conflituoso e tenso. Na vida pública, há momentos de afirmar e momentos de recuar. Temos de ter a tranqüilidade de identificar esses momentos.

"Quero pedir permissão a todos vocês para fazer um agradecimento muito especial à minha equipe do Ministério da Fazenda e de todos os órgãos vinculados. São pessoas de extraordinária capacidade de trabalho e dedicação ao serviço público. Devo a eles muito das realizações econômicas. Agradeço imensamente ao presidente Lula, que me confiou uma das mais desafiadoras tarefas de seu governo. Foi a tarefa mais difícil, mas também a mais honrada de toda a minha vida pública. Penso que dei o melhor de mim para o meu país. Certamente cometi erros. Nem de longe me considero infalível.

"Mas digo ao presidente Lula que não me arrependo nem um minuto de ter dedicado 25 anos de minha vida pública ao seu projeto político. Agradeço a tranqüilidade, o apoio e o sacrifício de toda a minha família, sem a qual não teria sido possível realizar o meu trabalho e conviver com as adversidades.

"Saio feliz pelo dever cumprido, saio feliz com os tantos amigos que fiz dentro e fora do governo. Mas saio feliz, principalmente, por ter deixado uma contribuição para a melhoria da vida de milhões de pessoas pobres, cuja mesa, hoje, é mais farta do que antes.

"Desejo todo sucesso ao ministro Guido Mantega. Não torcerei para ele fazer o mesmo que fiz. Tenho certeza de que fará mais e melhor. Desejo todo o sucesso ao presidente Lula. A tarefa de melhorar socialmente o Brasil é gigantesca. Só pode ser liderada por homens que, como V. Exa., conhecem tão profundamente a realidade das pessoas, que sabe que o caminho das conquistas não é feito de atalhos fáceis, ou de fórmulas mágicas, mas de tempo, de paciência e perseverança.

"Muito obrigado."