Título: Thomaz Bastos: PF investigará ex-ministro
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A7

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, informou ontem que o ex-ministro Antonio Palocci será investigado como suspeito de envolvimento na violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, e deverá receber intimação para depor nos próximos dias. "Ele continua merecendo meu apreço pessoal, mas precisa ser investigado e será. Democracia é isso", disse Bastos, após solenidade dos 62 anos da Polícia Federal.

De acordo com Bastos, Palocci prestou serviços relevantes e foi um dos melhores ministros da Fazenda que o Brasil já teve. Ele observou, porém, que a PF é uma instituição de Estado e não pode proteger amigos nem perseguir inimigos.

"É natural que ele seja investigado. Não estou dizendo isso como uma ordem que dei, mas como constatação. Todo mundo que estiver envolvido nesse, como em outros inquéritos, vai ser investigado", declarou.

À PF, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso confessou ter entregue em mãos a Palocci os extratos bancários do caseiro, que acusara o ex-ministro, em entrevista ao Estado, de freqüentar uma mansão do Lago Sul alugada por ex-assessores da prefeitura de Ribeirão Preto para partilha de dinheiro e festas com garotas de programa. Mattoso foi indiciado por dois artigos do Código Penal. Palocci corre o mesmo risco.

Bastos garantiu que ficará eqüidistante das investigações e disse que a população pode confiar na isenção da Polícia Federal. "Nunca interferi, nem nessa nem nas outras investigações. É fundamental que a população tenha confiança nas instituições", enfatizou. Ele afirmou que a PF tem sido "implacável" e realizado operações "fulminantes" em todo o País. "É assim que se constrói a democracia", acrescentou.

Para o ministro da Justiça, o episódio não enfraquecerá a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. Sobre a extensão da crise, disse acreditar que já esteja no fim e revelou sua tática para não ser a bola da vez: "Sair da frente!"

O Ministério Público Federal também pode investigar Palocci, avisou ontem o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Os procuradores da República Gustavo Pessanha e Lívia Tinoco, que atuam em Brasília, decidirão nos próximos dias se o ex-ministro deve ser processado por envolvimento na violação do sigilo bancário de Nildo.

Recentemente, o procurador-geral recebeu uma representação na qual o PFL pedia que o então ministro da Fazenda fosse investigado. Para decidir o que fazer, o procurador-geral pediu informações a Pessanha e Tinoco, que já tinham iniciado uma apuração sobre a violação do sigilo. Palocci se demitiu do cargo antes de uma resposta dos procuradores.