Título: Delegado quer impedir Palocci de deixar o País
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A8

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Benedito Antônio Valencise, deverá encaminhar hoje à Polícia Federal (PF) um comunicado requerendo documentos e a cópia do inquérito policial do lixo, que é investigado no município do interior paulista, para impedir que o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, saia do País.

"Tem um inquérito em andamento e ele (Palocci) é um dos investigados. Por esse motivo,está impedido de sair do País", comentou Valencise.

Como perdeu o foro privilegiado e não pode mais responder ao Supremo Tribunal Federal (STF), em decorrência de sua saída do Ministério da Fazenda, Palocci será ouvido pela Polícia Civil no inquérito que apura cinco crimes (superfaturamento, peculato, corrupção de agentes públicos, formação de quadrilha e falsidade ideológica). Valencise já adiantou que existem evidências de crimes praticados pelo petista e que deverá indiciá-lo por todos os cinco. Isso acontecerá no dia do depoimento do ex-ministro da Fazenda, ainda não marcado.

"Ele, como investigado, precisará estar à disposição da Justiça", explicou o delegado seccional de Ribeirão Preto. Nesse caso, segundo Valencise, só com autorização judicial ou após ser ouvido Palocci poderia viajar para fora do Brasil.

Outros depoimentos do mesmo inquérito, que deve ser concluído até meados de abril, ainda não foram marcados. Valencise apura o pagamento de R$ 50 mil mensais que a Leão Leão teria destinado ao ex-ministro (que, por sua vez, teria enviado tudo ao PT) e a seu sucessor na Prefeitura de Ribeirão Preto, Gilberto Maggioni (PT). Ambos negam o recebimento da propina, mas ainda serão ouvidos.

Para o delegado seccional, o superfaturamento na varrição de rua, no contrato do lixo, está comprovado e é motivo para indiciamento dos responsáveis. Entre cinco e dez pessoas deverão ser indiciadas ao final do inquérito. O delegado poderá até pedir prisões preventivas à Justiça, se considerar que sejam necessárias.