Título: República de Ribeirão deixa cidade indignada
Autor: Rosa Costa e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A9

A queda de Antonio Palocci deixou boa parte da população de Ribeirão Preto envergonhada e indignada. Há os que o defendem, mas são muitos os que não acreditam no ex-prefeito da cidade nem escondem sua decepção com seu comportamento.

"Não acredito nele, que envergonhou a cidade", diz o oficial da Justiça Federal Geraldo Paulo Pereira de Deus, de 50 anos. "É ruim para a cidade, pois tem muita gente séria aqui", afirmou, acreditando que a mácula da república de Ribeirão ainda continuará. "Ribeirão terá que suportar isso por algum tempo, pois será muito explorado na campanha."

O aposentado Edmar de Sousa, de 58 anos, também está indignado. Palocci foi o único petista candidato a cargo executivo (prefeito) em que Sousa votou - antes, só votara no PT para o Legislativo. "Não acredito no Palocci, e o PT caiu muito", critica a estudante de biologia Priscila de Oliveira, de 23 anos.

Para o corretor de imóveis Alan Medeiros, de 68 anos, tudo não passa de perseguição política. "Acho que é uma armação para pichar a candidatura do Lula. Ele (Palocci) teve transparência à frente da economia."

O prefeito de Ribeirão, Welson Gasparini (PSDB), considerou "muito triste" os acontecimentos que levaram à demissão de Palocci, principalmente porque a imagem da cidade ficou atrelada a atos de corrupção. "Éramos conhecidos como capital do agronegócio, da cultura, do chope; de repente viramos símbolo de corrupção."