Título: Mentira tem perna curta, diz a mãe do caseiro
Autor: Rosa Costa e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A9

A dona de casa Benta Costa, mãe do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, de 24 anos, comemorou o fim da agonia de seu filho, depois da queda de Antonio Palocci. "Mentira tem perna curta. Quem fala a verdade sempre vence", festejou ela. Benta contou que o que mais quer agora é que Nildo volte para o Piauí. Indagada sobre a possibilidade de o caseiro virar político, refutou veementemente a idéia. "Deus me livre, não quero nem pensar nisso. Já tive sofrimento demais para uma mãe."

Benta disse que seu filho não é herói nem ídolo,apenas foi ensinado a dizer a verdade. Religiosa, afirmou que passou o tempo rezando e pedindo a Deus para que desse tudo certo.

"Nós ainda estamos um pouco nervosos. Agora, quero que se resolva tudo de uma vez para o Nildo voltar para cá."

Ela pediu a Deus um bom trabalho para o rapaz, mas não oferecido por político. Quanto ao processo com a Caixa Econômica Federal, Benta disse que está se resolvendo na Justiça. "

Benta revelou que vive da pensão de um dos seus filhos, que não chega a um salário mínimo. Sua mãe, Maria das Dores dos Santos, com quem vive, é aposentada e ganha um salário mínimo. Sobre o assédio durante as investigações, disse que espera poder retomar sua vida.Por enquanto, estou estudando e trabalhando numa roça aqui perto, plantando feijão."

A Assembléia do Piauí aprovou moção de aplauso ao caseiro. O deputado estadual Marcelo Coelho (PP) é o autor do requerimento. "A moção de aplauso e apoio foi aprovada pelo destemor, porque teve a vida invadida, o sigilo bancário rompido e ainda foi acusado de lavagem de dinheiro."

O governador do Estado, Wellington Dias, do PT, disse que Palocci renunciou porque sua vida particular estava sendo envolvida. "Ele já vinha estudando a possibilidade (de renunciar) em razão de possível candidatura a deputado federal ou ao governo de São Paulo."