Título: Jobim dá festa no STF para marcar saída da presidência
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Nacional, p. A14

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, despediu-se ontem, antecipadamente e em grande estilo, do cargo e da principal Corte de Justiça do País. Amanhã deverá sair publicado na imprensa oficial o decreto de sua aposentadoria e a renúncia da presidência do Supremo.

Ele diz que vai advogar. Mas é esperada até o final da semana a sua filiação ao PMDB de Santa Maria, sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, e uma provável candidatura na eleição deste ano.

Para marcar a sua despedida do STF e comemorar 60 anos que serão completados no dia 12, Jobim convidou cerca de cem pessoas para uma festa, ontem à noite, no gabinete da presidência do tribunal.

A cúpula do PMDB prestigiou o evento. Estiveram no Supremo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente do partido, Michel Temer (SP), e o senador José Sarney (AP). Também passou pelo tribunal o vice-presidente José Alencar. O assunto que praticamente monopolizou as conversas foi a demissão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e a crise enfrentada pelo governo do presidente Lula.

Além do espaço público, foram utilizados no evento funcionários que trabalham no tribunal, como garçons e seguranças. O trânsito, principalmente de automóveis oficiais, congestionou a rua entre o prédio principal do Supremo e um dos anexos. Indagada sobre quem havia financiado a festa, onde foram servidos salgados e bebidas, a assessoria de comunicação do tribunal disse que parte das despesas foi paga por amigos de Jobim e parte pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Na recepção foram servidos uísque e champanhe.

SALÃO DE FESTAS

O uso do gabinete da presidência do Supremo para festas particulares não era uma prática no tribunal. Para comemorar o final de gestões geralmente eram organizadas festas fora do STF e os convidados rateavam os custos.

Mas, na administração de Jobim, o gabinete da presidência passou também a servir para esses eventos.

No ano passado, o espaço foi transformado em um salão de festas para os 59 anos de Jobim. Na ocasião, garçons do Supremo serviram salgadinhos e bebidas. Porém, a atração do evento foi o bolo de aniversário sobre o qual havia a imagem de uma garrafa de uísque Johnnie Walker Red Label e um charuto, muito apreciados por Jobim.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, também deixará a Corte nesta semana. Ele deve se candidatar ao governo do Maranhão pelo PSB.