Título: Menina sobreviveu. A família de Eugenio teve menos sorte
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2006, Internacional, p. A21

Os olhos arregalados eram o único sinal de vida no corpo coberto de lama da menina quando os socorristas a colocaram na maca. A pequena criança foi um dos poucos que tiveram sorte. Ela sobreviveu à avalanche de lodo que varreu o vilarejo de Guinsaugon. A escola primária sumiu. Houve apenas 2 sobreviventes entre os 200 estudantes e 6 professores.

Eugenio Pilo teve menos sorte. Sua mulher e filhos estão desaparecidos, como a maioria dos amigos e vizinhos. "O que aconteceu foi horrível", disse Pilo à TV GMA. "Muitas pessoas morreram. Nosso vilarejo foi arrasado. Tudo ficou enterrado sob a lama. Todos desapareceram." Pilo estava na casa do irmão quando sentiu o chão tremer pouco antes das 10 horas locais (zero hora de ontem em Brasília). "Então, houve o deslizamento", lembra ele. "Corri para a rua, mas cai, com meu irmão. Duas pedras enormes, grandes como casas, e troncos desciam pela encost da montanha."

Outro sobrevivente, Dario Libatan, acredita que a mulher e três filhos também morreram. "Pareceu que a montanha explodiu. Depois, tudo desapareceu", dissse Libatan.