Título: Ameaça a Delcídio foi feita por seu segurança
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2006, Nacional, p. A12

O segurança Marcos André Ávila de Oliveira, de 28 anos, confessou ontem ser o autor da carta com ameaças de morte ao presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e sua família. Ele prestava serviços de segurança privada à família do senador há um ano e teria forjado a ameaça para barganhar benefícios financeiros.

Após depor na superintendência da Polícia Federal (PF) em Campo Grande, Marcos foi indiciado pelos crimes de injúria e ameaça contra um servidor público. A pena prevista para esse tipo de delito é de seis meses a um ano de detenção.

A PF obteve a confissão do vigilante depois de ouvir depoimentos e cumprir mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, no escritório da mulher dele e na residência do casal. No escritório, foi apreendido o computador onde os peritos federais encontraram o arquivo com a carta contendo as ameaças. Ele disse ter redigido a carta para causar temor à família e, com isso, alcançar maior valorização do seu trabalho. E descartou qualquer conotação política no seu gesto.

No seu trecho mais explícito, a carta diz: "Estou de olho em você, na sua família e na sua equipe de segurança. Acho melhor ficar atento, pois não estou brincando. Fique esperto." O documento foi encaminhado à PF na última quarta-feira por um assessor de Delcídio e em menos de 48 horas o caso foi desvendado. A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul avalia pedido de prisão temporária do vigilante, por cinco dias, a fim de que sejam esclarecidas as últimas dúvidas.