Título: Em assembléia de igrejas, presidente faz propaganda de programas sociais
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um balanço das ações de seu governo na área social durante saudação aos 3 mil participantes da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), ontem, em Porto Alegre. O discurso, afinado com a expectativa do público, formado por representantes de 348 igrejas cristãs de todo o mundo, foi aplaudido muitas vezes. Lula antecipou uma das linhas da campanha da reeleição - o destaque aos programas dirigidos aos setores de baixa renda.

"Nossas ações já contribuíram nestes três anos para mudar, e muito, a vida de milhões de brasileiros", destacou Lula. Ele contou aos religiosos, em sua maioria, estrangeiros, que 8,7 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e, em contrapartida, mantêm seus filhos na escola e sob cuidados regulares de saúde: "Essas pessoas, cerca de 40 milhões, antes esquecidas pelo poder público, estão podendo fazer três refeições por dia e olhar com outros olhos o seu próprio futuro."

No discurso, o presidente citou o ProUni: "Ter estudo de qualidade no Brasil não é mais um privilégio de poucos e esta é a verdadeira revolução da democratização do ensino e de um futuro de oportunidades", ressaltou. O presidente também destacou o papel do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb): "Os filhos dos pobres terão oportunidade de chegar ao ensino fundamental, à primeira série, tão preparados quanto outros setores da sociedade."