Título: Brasil cai no ranking sobre o uso da TI
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2006, Economia & Negócios, p. B15

Prejudicado pela falta de um ambiente apropriado para negócios, o Brasil caiu seis posições no ranking de tecnologia da informação (TI). O relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial traz o Brasil este ano na 52.ª posição, superado pela China, Índia e África do Sul. Embora seja o segundo colocado na América Latina, superado só pelo Chile, o relatório destaca que problemas como a falta de um sistema forte de educação impedem o Brasil de ter melhor posição.

O ranking mede a capacidade de 115 países de usarem a TI para incentivar a competitividade global. O Brasil caiu pelo terceiro ano seguido. A liderança é dos Estados Unidos, seguidos por Cingapura e Dinamarca.

O estudo analisa as condições da TI em três dimensões: ambiente macroeconômico, situação regulatória e infra-estrutura. As condições no governo, empresas e particulares são avaliadas para verificar como o país usa as novas tecnologias e benefícios.

No caso do Brasil, o relatório diz que o "ambiente de mercado,o ônus do governo, a facilidade de abrir novas empresas, assim como a estrutura de regulamentação das tecnologias de informação e a independência judicial" são fatores que prejudicam a posição do País, além dos altos impostos e burocracia.

Outro elemento que impede uma melhor posição do Brasil é o "sistema educacional fraco". Para o Fórum, isso "mina o potencial do País de criar um ambiente de inovação tecnológica". Outro fator é a falta de capital de risco.

"A comunidade empresarial reclama do excesso de regulamentação, das dificuldades de iniciar empreendimentos e do sistema educacional, que ainda não produz as habilidades necessárias para a inserção de trabalhadores numa economia moderna", afirmou Augusto Lopez-Claros, diretor da Rede de Competitividade Global do Fórum.