Título: Frangos na Áustria têm gripe aviária
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Vida&, p. A19

Até agora só aves selvagens haviam sido infectadas pelo H5N1

EFE E REUTERS

A gripe aviária já não atinge apenas aves selvagens na Europa. Autoridades austríacas decretaram ontem uma zona de proteção em torno do abrigo de animais Arca de Noé - um projeto de amparo a animais abandonados -, na cidade de Graz, após confirmar a presença do vírus H5N1 em seis aves.

Além de matar um cisne e três patos, a infecção alcançou dois frangos. As análises foram feitas pelo laboratório da Agência para Segurança e Saúde Alimentar. Aguarda-se o laudo do laboratório britânico de Weybridge.

Além da imediata decretação das zonas de proteção (3 km de raio a partir do foco) e de vigilância (10 km), as autoridades ordenaram análises regulares do sangue, mucosa e excrementos dos outros animais do abrigo.

A União Européia aprovou os planos da França e da Holanda de vacinar milhões de aves. O Reino Unido se opõe à vacinação, considerada dispendiosa, complexa e sem garantias, uma vez que não há vacina específica para o H5N1.

Na Itália, o comércio de produtos avícolas despencou 70%. A queda das vendas no mercado francês está estimada em 20% a 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem repetido, sem sucesso, que é seguro ingerir carne de frango e ovos.

Índia e Malásia descartaram a infecção em 12 pessoas internadas. Uma cidade inteira, Navapur, no Estado de Maharashtra, com 30 mil habitantes, foi isolada por causa da doença.