Título: Conselho afasta deputada da dança da pizza
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Nacional, p. A10

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), afastou ontem do colegiado a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), por conta da chamada dança da pizza - na madrugada de quinta-feira da semana passada, a parlamentar saiu dançando pelo plenário da Câmara em comemoração à absolvição do colega João Magno (PT-MG), acusado de receber R$ 425 mil do valerioduto. Izar atendeu a representação do presidente do PPS, Roberto Freire (PE), que, além do afastamento, pediu a aplicação de pena de advertência à parlamentar.

De acordo com o regimento, o pedido formal de um partido abre o processo automaticamente. Com isso, Ângela fica impedida de prosseguir no conselho até o fim do processo. Ela vinha se destacando como a principal defensora dos petistas acusados por envolvimento no esquema do mensalão e responsável por sempre atrasar a tramitação dos processos com pedidos de vista.

A deputada, que sustenta não ter cometido nenhum ato de ofensa ao decoro, anunciou por meio de sua assessoria que vai recorrer para tentar anular o afastamento. Ela estuda qual o foro mais apropriado para apresentar o recurso.

Na sessão de ontem do conselho, Ângela foi substituída por sua suplente, a deputada Neide Aparecida (PT-GO). Neide também é integrante do grupo Majoritário do PT e amiga do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Na terça-feira, na ausência de Ângela, coube a Neide repetir o gesto da colega e pedir o prazo regimental de duas sessões para analisar o processo contra o deputado Josias Gomes (PT-BA). O pedido de vista adiou a votação para terça-feira.

DESCULPAS

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), saiu em defesa de Ângela. Afirmou que quem a conhece sabe que ela é uma "pessoa digna e correta, que tem direito a ter suas opiniões".

Berzoini lembrou que a deputada já pediu desculpas e explicou que não tinha a intenção de ofender ninguém com sua manifestação no plenário.

O Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos também saiu em defesa da deputada. A entidade promete ir às ruas na terça-feira para distribuir uma carta à população da cidade, reduto eleitoral da petista.

"A intenção é dar apoio ao PT, ao presidente Lula e à deputada Ângela, e combater a hipocrisia", disse o diretor sindical Jéferson Damasceno de Souza. Para defender a parlamentar, a carta aberta, impressa em 30 mil panfletos e em todos os jornais que circulam no Vale do Paraíba, vai atacar o PSDB.

São José dos Campos é administrada pelos tucanos há dez anos. "Somos solidários à deputada Ângela e achamos que se ela já pediu desculpas por ter dançado no plenário não pode servir de palanque para ninguém", argumentou o sindicalista.

Na terça-feira os vereadores da cidade aprovaram, por 17 votos a 3, uma moção de repúdio à deputada. "Os vereadores que votaram são os mesmos que deram aumento para si mesmos no ano passado, que contrataram assessores e foram favoráveis ao nepotismo", acusou Damasceno. "Queremos mostrar quem é o PSDB." A carta aberta será distribuída nas portas de fábricas, nas feiras livres e em locais de grande concentração.

Já o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba não vai participar do ato pró-Ângela. Mesmo ligada à CUT, a entidade não seguirá os sindicalistas do serviço público. "Respeitamos o sindicato que vai fazer esse ato, mas nós não vamos. Continuamos achando uma vergonha nacional ela ter uma postura daquelas. Nada justifica", disse o presidente da entidade, José Carlos de Souza.