Título: Movimento vai pedir impeachment de Lula
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Nacional, p. A12

O deputado federal Rafael Guerra (PSDB-MG) anunciou ontem, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, que o Movimento Pró-Congresso, do qual é um dos integrantes, deve entrar na próxima semana com um pedido de abertura de processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo é enquadrar o presidente por crime de responsabilidade no episódio de violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. O anúncio foi feito durante o ato público em homenagem ao caseiro, promovido pela OAB-SP e que teve a presença de parlamentares e juristas.

Na avaliação de Guerra, o presidente teria tido conhecimento da operação que resultou na quebra de sigilo de Nildo, que trabalhava na casa alugada pela chamada república de Ribeirão, em Brasília. No imóvel, segundo afirmou Nildo ao Estado e depois à CPI dos Bingos, ocorria partilha de dinheiro entre os membros da república - assessores e ex-colaboradores do ex-ministro. Ele também confirmou que Palocci freqüentava a casa.

O jurista e ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, do Movimento da Indignação à Ação, disse que, se o presidente teve conhecimento prévio da iniciativa da Caixa Econômica Federal de violar ilegalmente o sigilo bancário do caseiro, o pedido de impeachment é cabível, mas antes é necessário investigar o grau de um possível envolvimento do chefe do governo.

Não é a primeira vez que o impeachment de Lula aparece na agenda política. Em novembro, o próprio Reale Júnior já defendia a proposta. Um dos redatores do processo de acusação que terminou na saída do presidente Fernando Collor, o jurista afirmou, à época, que a "omissão" de Lula ficava cada vez mais evidente, principalmente por causa da ligação do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares com a Presidência.