Título: Pontes chega à ISS na madrugada
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Vida&, p. A20

A nave russa Soyuz TMA-8 chega na madrugada à Estação Espacial Internacional (ISS) com sua nova tripulação, mais o astronauta brasileiro Marcos César Pontes. Eles saíram da base russa no Casaquistão às 23h30 de quarta-feira (horário de Brasília).

A acoplagem no módulo Zarya está marcada para 1h19 do sábado. A manobra é totalmente automática e seguida pelos técnicos no Centro Russo de Controle da Missão, localizado perto de Moscou.

Se houver algum problema no sistema, o comandante, o russo Pavel Vinogradov, pode realizar o procedimento manualmente. Caso não consigam se acoplar, uma nova tentativa só pode ser feita no domingo.

A escotilha do módulo é aberta mais de uma hora depois, após as pressões da nave e da estação serem igualadas. Os tripulantes - Pontes, Vinogradov e o americano Jeffrey Williams - serão então recepcionados pelos moradores atuais da ISS, o comandante americano Bill McArthur e o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev, que estão no local há seis meses.

Os três terão ficado dois dias, quatro horas e treze minutos imóveis. Três horas antes da decolagem, os astronautas já estavam parados dentro da nave, em uma cabine de tamanho tão reduzido que não permite que se levantem. Para resistir tanto tempo na mesma posição, eles fizeram uma lavagem no intestino e na bexiga antes de sair.

Quando entrarem na estação, a mobilidade não é propriamente livre. Apesar de, externamente, ela ter hoje o tamanho de um campo de futebol, internamente os compartimentos são pequenos, repletos de equipamentos e computadores.

Os cinco permanecerão no local até o dia 8. Durante o período, a ordem é desembarcar novos mantimentos e equipamentos da Souyz TMA-8 e empacotar e carregar a Soyuz TMA-7, que está na estação espacial e servirá de veículo de retorno à Terra para os tripulantes antigos e Pontes.

Os astronautas e cosmonautas também terão de montar sistemas e fazer a manutenção dos que estão lá. O brasileiro ajudará em alguns procedimentos, enquanto conduzirá os oito experimentos enviados por institutos de pesquisa e escolas.

Vinogradov pode ajudar Pontes na transmissão de alguns resultados para a Terra e na filmagem dos experimentos.

O russo e o americano conduzirão outros 65 experimentos no local, ao longo dos próximos seis meses. É previsto que, até julho, um ônibus espacial leve para lá um 3º tripulante, o alemão Thomas Reiter.

SUSTO

Na madrugada de ontem, pouco depois do lançamento, o centro de controle não recebeu da Soyuz uma informação de telemetria relacionada ao funcionamento dos sistemas e parâmetros de vôo da nave.

"Infelizmente, na fase de separação e de vôo autônomo, surgiram problemas em alguns canais de comunicação e tivemos de trabalhar em um regime um tanto complicado", disse Vladimir Soloviov, chefe do programa de vôos do centro.

Soloviov explicou que "em nenhum momento" a comunicação com os tripulantes foi perdida. "Nossos especialistas, após alguns ajustes, superaram os problemas e agora está tudo bem."