Título: Irã promete ajuda financeira ao governo do Hamas e irrita Israel
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Internacional, p. A13

O Irã ofereceu ontem oficialmente ajuda financeira à Autoridade Palestina (AP) para compensar a perda de recursos internacionais depois que o grupo islâmico Hamas assumir o governo. O primeiro-ministro nomeado pelo Hamas, Ismail Haniye, negocia a formação do governo, que tem até cinco semanas para tomar posse. Israel já anunciou o bloqueio da transferência de impostos e taxas alfandegárias cobrados sobre produtos importados pelos palestinos. EUA e União Européia ameaçam cortar a ajuda à AP.

A promessa de apoio financeiro iraniano foi feita pelo secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, Ali Larijani, ao receber em Teerã o líder do birô político do Hamas, Khaled Meshaal, que vive em Damasco. "Os EUA demonstraram que não apóiam a democracia ao interromper a ajuda ao governo palestino depois que o Hamas ganhou as eleições parlamentares. Nós ajudaremos os palestinos", disse Larijani, segundo a rádio estatal iraniana.

O anúncio provocou reação imediata de Israel. "O próximo governo palestino deve decidir se quer fazer parte da comunidade internacional legítima ou, por suas próprias ações, alinhar-se com os párias internacionais", disse o porta-voz da chancelaria, Mark Regev. Contudo, o primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, afirmou numa palestra que o Hamas não representa "ameaça estratégica" para Israel, num indício de que o país não tem planos de agir militarmente contra o grupo, que desde agosto de 2004 vem cumprindo uma trégua informal. Israel considera o Irã seu maior inimigo.

Ainda ontem, a Fatah, o partido governista derrotado nas eleições de janeiro, e o Hamas iniciaram negociações sobre a formação de uma coalizão de governo, com base em um programa comum.