Título: Na bandeja, arroz, feijão e salada de chuchu
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Nacional, p. A7,8

Governador inaugura restaurante no interior e tira proveito do apelido

Apesar de criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de fazer uso eleitoreiro de recursos públicos e estar em campanha fora de época, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cumpriu ontem, em Sorocaba e Iperó, no interior do Estado, mais uma agenda típica de candidato.

De manhã, ao retornar de Brasília, Alckmin inaugurou em Sorocaba a 22ª unidade do Bom Prato, restaurante que oferece refeições a R$ 1. Como um candidato em campanha, enfrentou a fila do bandejão e se serviu de arroz, feijão, filé de frango, creme de espinafre e salada de chuchu a vinagrete.

Ao ser informado do cardápio de inauguração do restaurante, Alckmin fez novamente piada - repetindo a estratégia dos últimos dias - com seu apelido: picolé de chuchu. "Aí é provocação", brincou o governador, quando soube o que seria servido. E foi exatamente a salada de chuchu que ele deixou para comer por último, para deleite dos fotógrafos. Para a sobremesa, uma goiaba.

REELEIÇÃO

Ainda em Sorocaba, Alckmin fez pouco dos resultados da mais recente pesquisa Datafolha - segundo a qual a intenção de votos no governador caiu de 20% para 17%.

Apesar dos números desfavoráveis - tanto para ele quanto para o outro presidenciável tucano, o prefeito de São Paulo, José Serra -, Alckmin disse duvidar de que Lula consiga dos eleitores mais quatro anos de governo. "Acho difícil o PT ter mais um mandato", disse ele, destacando que a oscilação de seus índices na pesquisa foi "mínima".

MONÓLOGO

Para o governador, as pesquisas neste momento são favoráveis a Lula, em razão do "monólogo" que se vê nos meios de comunicação. "Quem está na TV full time é o presidente, mas isso mudará com a campanha", comentou.

Alckmin repetiu que pesquisa hoje retrata só o nível de conhecimento dos candidatos, não a intenção de voto. "O que contribui (para o crescimento de Lula) é o fato de o presidente ter uma grande exposição na mídia. Não há nenhuma mudança significativa."

Depois de cumprir a agenda em Sorocaba, o governador seguiu para a vizinha Iperó. Lá, foi saudado por cerca de 300 pessoas - que foram até o ginásio municipal para o anúncio da liberação de R$ 7,2 milhões para o programa Sorria SP. A multidão fez coro: "Brasil, urgente, Geraldo presidente."

Mostrando-se satisfeito com o apoio que sua pré-candidatura tem recebido de companheiros tucanos, Alckmin ressaltou que seu partido caminha para um entendimento e em março anunciará o candidato oficial à sucessão de Lula.