Título: Lula bateria Serra no 1º e no 2º turnos, indica pesquisa
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Nacional, p. A6

Se o candidato do PSDB fosse Alckmin, presidente venceria já na 1.º turno

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), na simulação de primeiro turno por 39% a 31% (era 34% a 33% para Serra no início do mês) e no segundo turno por 48% a 43% (era, antes, 49% a 41% para o tucano).

Contra o outro pré-candidato do PSDB, o governador Geraldo Alckmin, Lula venceria por 43% a 17% (36% a 20% no início do mês) e seria eleito no primeiro turno. Num hipotético segundo turno, o presidente venceria por 53% a 35% (48% a 39% na pesquisa anterior).

A pesquisa confirmou um quadro que a CNT/Sensus da primeira semana de fevereiro já tinha mostrado: por um lado, a ascensão de Lula nas avaliações de desempenho na Presidência e como eventual candidato à reeleição; por outro, Serra segue como o candidato mais competitivo do PSDB, enquanto Alckmin esbarra na barreira dos 20 pontos porcentuais.

Serra mostrou vitalidade para levar Lula ao segundo turno e, nele, conseguir um resultado próximo do empate técnico, com a diferença de 5 pontos, agregando mais votos de outros candidatos que o presidente.