Título: Agora, presidente lamenta falta de diploma
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Nacional, p. A6

Num dia em que sua agenda privilegiou a educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse não ter orgulho de não ter estudado mais. "Tenho uma frustração: não tenho diploma universitário, não pude fazer universidade", disse Lula ontem, em Imperatriz (MA). "Não me orgulho disso, não. Eu quero dar aos jovens a oportunidade que não tive."

O presidente voltou a atacar "a elite", sem esclarecer a que grupos se referia. "Não fiz tudo que ainda precisava fazer, mas certamente já fizemos muito mais do que uma elite que governou este país quase 500 anos e esqueceu a parte pobre da população", discursou.

Em Marabá (PA), Lula se comprometeu com garimpeiros a voltar ao Estado em abril para tratar da possibilidade da reativação do garimpo na região de Serra Pelada. Vários garimpeiros esticaram faixas em frente ao espaço fechado pela Companhia Vale do Rio Doce para a Presidência e convidados, mas Lula pediu que os garimpeiros e outros manifestantes entrassem. Ouviu vaias e aplausos quando abriu o espaço ao público que estava fora.

No palanque, o presidente leu carta de Faina Laine Nunes Oliveira, de 11 anos, que falava sobre as necessidades por que passa sua família. "É uma vida igual à vida de muitos brasileiros, mas nós já poderíamos ter resolvido isso", comentou Lula.

O presidente pediu a assessores para anotarem os dados da menina e prometeu providenciar casa, uniforme escolar, livros e atendimento médico para a família.