Título: De bom humor, Lula reza na praia às 6 horas e se diverte com crise do PSDB
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Nacional, p. A4

Quatorze quilos mais magro, ele percorreu cerca de 5 quilômetros pela areia e tomou banho de mar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acordou à 5h40 ontem e, enquanto o sol nascia, caminhou, correu, mergulhou e fez uma prece na deserta praia da Lagoa Doce, no litoral do Piauí. O Estado conseguiu acompanhar o passeio. Durante uma hora, Lula percorreu cerca de 5 quilômetros pela areia. De bem com o eleitorado como demonstram as pesquisas, posou para fotos e se divertiu com as dificuldades do PSDB para definir quem será seu adversário em outubro, quando deverá tentar a reeleição.

"Pelo que estou lendo na imprensa, o PSDB parece um pouco o PT dos anos 80", disse, ao comentar a disputa entre o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra. "É mais (confuso) do que devia." Lula pediu que a campanha seja "civilizada", mas afirmou que não vai aceitar que tirem dele o direito de "chefe de Estado" de inspecionar obras, abrir universidades e visitar regiões pobres.

Faltavam 20 minutos para as 6 horas quando as luzes da suíte do hotel em que Lula passou a noite foram acesas. Em seguida, seguranças começaram a se movimentar. Lula foi avisado de que uma equipe do Estado estava na praia havia tempo.

Após 20 minutos, o presidente apareceu na varanda da suíte, usando camiseta regata azul e calção vermelho. Já na areia da praia, cumprimentou o repórter e o fotógrafo do Estado, as únicas pessoas por ali além dos seguranças. Quatro pescadores estiveram no local horas antes para puxar uma rede. "Bom dia, bom dia. Eu não esperava encontrar vocês na praia tão cedo. Vocês não dormiram?", indagou.

ORAÇÃO

Lula correu e caminhou por trecho molhado da areia, o caminho "mais duro". Na volta, preferiu andar com a água até a cintura. Tirou a camiseta e entrou no mar para um mergulho. Em seguida, ficou de pé, com as ondas quebrando nas costas. "Esta é a água do Nordeste, sempre quente", comentou, em estado de graça.

Parou para ver uma jangada que passava perto da praia. Uma chuva começou a cair. Lula, então, voltado para o mar e com água nos joelhos, levantou os braços para cima e rezou. Os seguranças abaixaram a cabeça em sinal de respeito. Quando terminou a oração e voltou a mergulhar, coincidentemente o tempo se abriu.

A uma pergunta sobre a "batalha" de outubro, o presidente respondeu: "Não vai ter batalha." Minutos depois, completou: "A eleição neste ano será mais respeitosa, mais civilizada. Eu espero isso." Lula ainda avaliou que a disputa acirrada no PSDB pela candidatura à Presidência faz parte do jogo político: "É o exercício da democracia partidária."

Ele quis saber detalhes de declarações de Lila Covas, viúva do governador Mário Covas, contra a candidatura Serra. "Disseram que a mulher do Mário Covas desancou o Serra, é?", perguntou. Um assessor contou que Lila defendeu a permanência de Serra na Prefeitura. "Está escrito?", perguntou o presidente. Diante da resposta afirmativa, riu. Indagado se Serra era o mais provável candidato tucano, voltou a rir.

COMPARAÇÕES

Lula deixou claro que, daqui para frente, vai ressaltar nos eventos e viagens suas realizações numa área cara aos tucanos: a universidade. Ele sugeriu que os adversários podem esperar muitas comparações de números do ensino superior de seu governo com os da gestão anterior, do tucano Fernando Henrique Cardoso. Decidiu que vai propagar quantas vezes for possível que investiu mais nas "fábricas de inteligência" que os tucanos. Vai dizer que abriu quatro universidades federais, enquanto Fernando Henrique inaugurou uma em dois mandatos. O presidente ressaltou o trabalho do ministro da Educação, Fernando Haddad, e as obras de ampliação das universidades federais. "E vamos fazer muito mais", afirmou.

Conhecido pela mania de acordar cedo, o presidente costuma cobrar de ministros e assessores exercícios e práticas para garantir a boa saúde. Ontem reclamou que Haddad não foi correr na praia com ele: "Cadê o Haddad? Ele poderia ter arrumado um short."

Pesando 14 quilos a menos, resultado de um regime rígido, o presidente falou sobre a nova aparência, que levou até o governador do Piauí, o petista Wellington Dias, a chamá-lo de "gato" num evento público. "Estou bem de saúde, graças a Deus. Estou melhor do que já fui, melhor do que quando tinha 50 anos", disse o presidente, que está com 60 anos.

CONCHAS

Lula olhou para trás para ver o arco-íris. Recolheu conchas na praia e comentou que no Piauí a areia não é "branquinha". "A gente podia levar um saco dessa areia para a Granja do Torto", disse.

Explicou que precisa de areia de praia para espalhar numa área onde vivem cinco tartarugas que o Ibama apreendeu. "É que elas precisam de areia para colocar os ovos. Acho que elas estão na fase de acasalamento", disse."Coloquei areia de construção, mas com a chuva a areia ficou batida." O presidente brincou com o repórter fotográfico do Estado, que estava de calça comprida. Além dos dois jornalistas, acompanharam Lula três assessores e três seguranças.

Após uma hora na praia, o presidente tomou uma ducha na piscina do hotel e fez um rápido café da manhã. Já numa solenidade de ampliação do campus da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, a 18 quilômetros de Luís Correia, ele comentou o passeio no mar. "Hoje, levantei às 5h30. Às 6 horas, fui à praia sozinho tomar um banho de mar", contou para uma platéia de cerca de mil pessoas. "Tem de ter uma hora de lazer e prazer, senão a gente morre."