Título: Furlan recomenda ponderação
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Economia & Negócios, p. B3

Embora torça para que o Conselho Monetário Nacional (CMN) promova, na reunião de hoje, uma nova redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, recomendou ontem um comportamento ponderado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que antes defendia queda da taxa dos atuais 9% para 7%.

"O presidente do CMN vai precisar se despir da emoção anterior e se colocar pragmaticamente como árbitro de uma decisão estratégica que dê conforto às expectativas do mercado, mas que seja coerente com a política econômica geral do governo", disse Furlan, depois do encerramento de um seminário, em Brasília.

Mantega, porém, parece já ter afinado o discurso com o resto do governo e tentou reduzir as expectativas do mercado em relação a um corte mais drástico da TJLP. "Quando estava no BNDES, era presidente do BNDES e cuidava de determinadas coisas. Agora, como ministro da Fazenda, cuido de outras questões. Não posso adiantar os votos do CMN. Agora estou em outra posição."

Nos bastidores, comentava-se que a TJLP será reduzida para 8%, embora Mantega acredite que existam condições para que ela possa cair além disso.

Furlan lembrou que o cargo de ministro da Fazenda é uma posição particular dentro do governo. "Dizia (o economista) Mário Henrique Simonsen que se compararmos um ministério com um time de futebol, o ministro da Fazenda teria a camisa 1, de goleiro. E ele precisaria ter dois cuidados: não tomar gol dos adversários e cuidar para não levar gol contra", contou. "Tenho certeza que o Guido está preparado, fazendo uma reflexão, para mudar o número da sua camisa para a de número 1." Furlan, porém, advertiu que ele, no time dos ministérios, continuará jogando como atacante, propondo medidas que desonerem os investimentos.