Título: Citibank elogia permanência de Meirelles
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

A desconfiança dos investidores estrangeiros com o novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e principalmente a importância da permanência de Henrique Meirelles no Banco Central para aliviar os temores de que ocorram mudanças na atual política econômica, ficaram patentes ontem na abertura da "Reunião de Primavera" do Institute of International Finance (IIF). A entidade reúne 340 dos maiores bancos privados e fundos de investimentos do mundo.

"O Brasil e os mercados são afortunados pelo fato de o Meirelles permanecer em seu lugar no Banco Central", disse o presidente do Citibank e vice-presidente do IIF, William Rhodes, ao ser questionado sobre as mudanças no comando da economia brasileira.

"O novo ministro já afirmou que pretende trabalhar com Henrique Meirelles, mas entende que o Banco Central deve permanecer independente, e esse é um bom ponto de estabilidade", afirmou Rhodes.

Durante uma entrevista coletiva na abertura do evento, tanto Rhodes como o presidente do Deutsche Bank, Josef Ackerman, e o presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, enfatizaram o fato de Mantega ter reafirmado o compromisso do governo brasileiro de manter intacta a atual política macroeconômica ortodoxa.

Segundo eles, a reação dos mercados "foi muito positiva". Ackerman, no entanto, frisou que "as pessoas são importantes, mas as instituições mais ainda, e muitos mercados emergentes, como o Brasil, as fortaleceram nos últimos anos."

A mudança no ministério da Fazenda é um dos temas que dominam as conversas de bastidores do encontro do IIF, com os banqueiros estrangeiros ansiosos para obter mais detalhes sobre o tema com Setubal e outros representantes de bancos brasileiros presentes em Zurique.

CURIOSIDADE

"Muita gente está me pedindo informações sobre os acontecimentos no Brasil", disse Setúbal, que foi o banqueiro que manifestou mais taxativamente sua confiança no novo ministro. "Tenho dito que o Brasil tem obtido progressos importantes e as bases da política econômica que vigora desde os tempos do presidente Fernando Henrique Cardoso serão mantidas com o Mantega. Por isso não haverá nenhum motivo para se temer uma instabilidade."

O presidente do Itaú, no entanto, também avalia que a permanência de Meirelles no BC é um fator importante para a confiança dos investidores. "O Meirelles é visto como uma das bases da política macroeconômica", disse.

Rhodes salientou que, juntamente com outros banqueiros estrangeiros, terá a oportunidade de conhecer melhor Mantega na semana que vem durante a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Belo Horizonte. "Será muito interessante conversar com ele e também o Henrique Meirelles", disse o presidente do Citibank.

Apesar de prever que as perspectivas para os próximos meses para os emergentes continuam positivas, o IIF alerta que os riscos de uma redução na liquidez internacional, que têm beneficiado esses países, cresceram nos últimos meses.