Título: Prefeito diz que só herdou problemas
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/03/2006, Nacional, p. A7

O tucano Gasparini atribui à gestão Palocci as dificuldades que enfrenta

O prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini (PSDB), herdou da gestão Antonio Palocci e Gilberto Maggioni - o vice que assumiu o cargo quando Palocci virou ministro da Fazenda - autarquias quebradas, empresas públicas à beira da falência, cofres vazios e acentuado desequilíbrio financeiro. Gasparini fez esta revelação em seu gabinete, em Ribeirão.

"É assombroso", declarou Gasparini, que está em seu quarto mandato. O primeiro foi em 1963, quando se elegeu o prefeito mais novo do País, aos 23 anos, pelo PDC (Partido Democrata Cristão). "Está difícil superar essa fase, as dificuldades são muitas e as dívidas, enormes."

Gasparini evita críticas pessoais a Palocci, mas atribui à gestão do petista os problemas que o afligem. "Ele (Palocci) é muito educado e habilidoso", define. "Tinha esse timbre de radical porque foi da Libelu", anotou, referindo-se ao período em que Palocci integrou a Liberdade e Luta, ala extremista do movimento estudantil que foi às ruas nos anos de exceção.

Ele aponta os problemas que encontrou sobre sua mesa. Parte da frota da companhia de transportes, a Transerp, está penhorada. A venda da Central Telefônica de Ribeirão (Ceterp), que levou Palocci ao banco dos réus na Justiça, é a mais recente dor de cabeça de Gasparini - a prefeitura terá que pagar uma conta de R$ 23 milhões relativos a uma dívida com o INSS. Todo mês, a administração central tem que reservar R$ 1,5 milhão para equilibrar a folha de pagamento no Departamento de Água. "Não há segredo, o que não pode é gastar mais do que arrecada."