Título: Rondeau defende manutenção das negociações
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2006, Economia & Negócios, p. B9

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, declarou ontem, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que apóia a continuidade das negociações entre a Petrobrás e o governo boliviano para que haja um entendimento entre as duas partes sobre a exploração de gás natural em território boliviano.

Na quarta-feira, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, endureceu o discurso pelo lado brasileiro e informou que, há cerca de um mês, o governo boliviano interrompeu as negociações em torno do assunto. Chegou a afirmar também que, se forem tomadas decisões unilaterais pelo lado boliviano, a Petrobrás também poderia reagir unilateralmente, pois os investimentos da empresa dependem da retomada as negociações.

Recentemente, o presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou que, até 12 de julho, sancionará uma lei nacionalizando as reservas naturais do País. Depois disso, o ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Solíz, criticou o governo brasileiro, afirmando que o Brasil trata a Bolívia como uma semicolônia.