Título: 'Posso dizer que me adaptei 100% ao espaço'
Autor: Cristina Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2006, Vida&, p. A14

A Agência Espacial Brasileira divulgou ontem respostas do astronauta Marcos Pontes a perguntas da própria agência sobre o atual momento da missão e as condições no espaço. O contato foi feito por telefone.

CONTAGEM REGRESSIVA

"No primeiro momento a atenção aos equipamentos (da nave Soyuz) foi muito grande, mas depois tive vários flashes. Lembrei das pessoas que me ajudaram e principalmente na minha família. Lembrei bastante da minha família."

ADAPTAÇÃO

"Dá para dormir (na ausência de gravidade). Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos você tem um dia e uma noite. Como tem muita coisa para ver, não dá vontade de dormir. Mas eu penso no Brasil e na minha família e durmo. Posso dizer que me adaptei 100% ao espaço. Praticamente o vôo inteiro é bastante curioso. São sensações novas e o apoio da tripulação é essencial. Seria muito difícil descrever em uma frase."

MISSÃO

"Estou me sentindo tranqüilo, com a sensação de missão realizada. Eu prometi para o meu País que levaria a bandeira brasileira para o espaço e levei. Com a ajuda de algumas pessoas, como da Agência Espacial Brasileira, de seus coordenadores, do povo brasileiro que me apoiou, de meus amigos e da minha família, com todo esse apoio, eu cumpri a missão."

BRASIL VISTO DE CIMA

"É uma sensação de paz muito grande quando você vê a Terra de cima. Dá para ver o contorno das cidades e o contorno do litoral. Olhar para as estrelas é realmente demais. Quando eu vi o Brasil pela primeira vez durante o dia, tive uma sensação de muito orgulho. O Brasil é algo impressionante. Estou neste momento passando pela órbita do Golfo do México, quase chegando em Cancún, e dá para ver o cantinho do Brasil. Dá muito orgulho de ser brasileiro."