Título: Bachelet promete um governo cidadão
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2006, Internacional, p. A23

Socialista assume a presidência chilena e empossa os dez homens e dez mulheres que vão compor seu gabinete

Sóbria, vestida com um tailleur champagne, Michelle Bachelet ingressou triunfalmente ontem às 12h07 na sede do Congresso chileno, em Valparaíso, para assumir a presidência do Chile e empossou os dez homens e as dez mulheres que fazem parte de seu gabinete. "Eu prometo", afirmou com a mão direita no peito, ao jurar cumprir a Constituição de seu país, para em seguida dar um caloroso abraço em seu mestre e antecessor, Ricardo Lagos.

Bachelet iniciou ontem seus quatro anos de mandato com a promessa de criar um governo cidadão e descentralizado, um novo sistema de proteção social, de impulsionar o crescimento econômico. Tratam-se de objetivos bem menos árduos em um país que cresceu 6% no ano passado, com a economia estável e uma democracia sólida, não propensa a insuflar conflitos internos.

"Estamos contigo!", "Te amamos", gritavam os convidados nas galerias. Bachelet só não foi mais aplaudida que Lagos, recebido com uma ovação de três minutos . Ele foi saudado da mesma forma na saída, após passar a faixa presidencial a sua ex-ministra da Defesa e da Saúde.

A nova presidente deixou o Congresso sem dizer uma palavra, além das protocolares. Bachelet deverá discursar pela primeira vez, como presidente do Chile, somente à noite, às 20h45 (21h45 em Brasília), em Santiago, durante a Festa Cidadã, a celebração popular de sua posse.

CONDOLEEZZA

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice cumprimentou vários chefes de Estado, entre os quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu desfile pelo corredor central, quase esbarrou no presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ambos driblaram-se, com o cuidado de não se entreolhar.

Condoleezza e o presidente da Bolívia, Evo Morales, um duro crítico do governo americano, conversaram pela primeira vez ontem e trataram da questão da cooperação bilateral na luta contra o narcotráfico, disse o líder indígena. Evo presenteou Condoleezza com um charango - um instrumento de corda - revestido com folhas de coca. Um funcionário americano disse que, provavelmente, não será permitida a entrada do instrumento nos EUA.